Ultima atualização em 18 de Novembro de 2024 às 17:11
Ciências Ambientais obteve nota máxima; Saúde, Geologia e Geografia tiraram nota 4.
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) recebeu o resultado de novas avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC). O Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais, vinculado ao Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII), obteve nota 5, o que faz com que o curso possa ser reconhecido com excelência.
O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco); o Bacharelado em Geologia, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG); e o Bacharelado em Geografia, do Instituto de Ciências da Educação (Iced), obtiveram nota 4, o que também viabiliza o reconhecimento dos referidos cursos com excelente avaliação. Para análise, os avaliadores utilizam uma escala de 1 a 5.
Ciências Ambientais – A coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais, Amanda Ferreira, disse que a nota 5 atribuída pelo MEC reflete o resultado de um esforço coletivo, que evidencia sua força e expertise enquanto corpo docente, técnico e discente. “Também reflete o resultado de anos de trabalho do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII, antigo Centro de Formação Interdisciplinar – CFI), que se dedicou para que seu primeiro curso de graduação fosse ofertado e, em sua primeira avaliação pelo MEC, obtivesse a nota máxima. É uma satisfação imensa estar à frente da coordenação do curso de Ciências Ambientais. Os desafios de gestão e organização durante o processo foram uma etapa necessária para que alcançássemos esses resultados”.
Ela ainda destacou o empenho dos discentes durante o processo de avaliação do curso, os quais colaboraram na montagem do acervo fotográfico das aulas de campo e eventos e se dispuseram a realçar os pontos positivos. “Assim, o curso, que terá no próximo semestre sua primeira outorga de grau, colocará no meio profissional e acadêmico bacharéis interdisciplinares em Ciências Ambientais, a quem chamamos carinhosamente de cientistas ambientais, capacitados e dispostos a solucionar e pesquisar problemas socioambientais diversos na região amazônica. Sem dúvida, é um grande dia para o IFII e para nossa Universidade”, finaliza a coordenadora Amanda Ferreira.
Geologia – O coordenador do curso de Geologia, avaliado com nota 4 pelo MEC, Rick Souza de Oliveira, enfatizou que “o resultado desta avaliação é um marco importante para o curso de Bacharelado em Geologia, pois coloca-nos entre os melhores do país e representa um reconhecimento da qualidade acadêmica, infraestrutura e dedicação dos docentes, discentes e gestões superiores. Além disso, reforça o compromisso do curso com a excelência na formação de profissionais qualificados e alinhados às demandas do mercado, comprometidos com o desenvolvimento regional e com a pesquisa científica. Em última instância, ratifica o sucesso de nossas práticas e nos desafia a seguir evoluindo”.
Saúde – A coordenadora do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Rayane Rocha Pereira, considerou a nota atribuída pelo MEC como excelente. “Ficamos muito felizes com o resultado da avaliação e com a nota obtida pelo curso. Consideramos que a nota 4 é uma nota de excelência e que reflete nosso esforço e trabalho com foco na qualidade do ensino ofertado pela nossa subunidade acadêmica”.
Geografia – Já Leandro Pansonato Cazula, coordenador do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto de Ciências da Educação (Iced), explicou que a visita (virtual) de renovação de reconhecimento do curso de Bacharelado em Geografia, ocorrida de 21 a 23 de outubro de 2024, contou com a sensatez dos avaliadores, pois o curso em questão foi descontinuado na Ufopa.
Cazula esclareceu que o bacharelado foi incorporado ao curso de Licenciatura em Geografia do Iced, desde a criação da Ufopa. “Ingressaram duas turmas no curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia nos anos de 2009 e 2010, durante a transição da UFPA para a Ufopa em Santarém. A Ufopa herdou o curso, mas não manteve sua continuidade, uma vez que propôs a implantação da “Licenciatura Integrada em História e Geografia”, a partir de 2011, ocasião em que os alunos de 2009 e 2010 foram atendidos pelos recentes professores concursados da área de Geografia, para cumprirem sua trajetória acadêmica na licenciatura, sendo diplomados primeiro nesta formação”.
O coordenador ainda ressalta “quanto a Ufopa tem-se disposto a ser referência na educação superior de qualidade, com equipes técnicas e gestores competentes no desenvolvimento de suas funções e que corroboram para a melhor avaliação dos cursos que são ofertados na instituição”.
Proen – A pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen), Carla Marina Costa Paxiuba, destaca que “as avaliações mostram um cenário de evolução dos cursos da nossa instituição. Tivemos recentemente quatro cursos sendo avaliados, sendo que três tiveram nota 4, e um, a nota máxima, 5, o que é um grande avanço das práticas pedagógicas dos cursos, do investimento em infraestrutura e da capacitação do nosso corpo docente. É com grande alegria e satisfação que esta pró-reitoria recebe esses resultados e parabeniza os envolvidos pela excelência nas avaliações”, disse Carla Paxiuba, ao explicar que “as avaliações permitem um diagnóstico preciso da qualidade dos cursos, orientando a instituição em relação às necessidades e às áreas que exigem aprimoramento, além de fornecer à universidade um feedback valioso para o planejamento e a gestão acadêmica”.
Visitas – As visitas para análise dos cursos foram realizadas no período de 21 a 23 de outubro de 2024, de forma virtual, pelas comissões de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os avaliadores analisaram a organização didático-pedagógica dos cursos (1ª dimensão); o corpo docente e tutorial (2ª dimensão); e a infraestrutura (3ª dimensão).
Após reuniões, análise documental e demais procedimentos, os relatórios do Inep/MEC foram recebidos pela Ufopa no dia 28 de outubro. As avaliações foram feitas por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo compostas pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional, que é feita por avaliadores in loco.
Ascom/Ufopa
Fotos: Arquivo
29/10/2024