Ultima atualização em 12 de Julho de 2024 às 08:56

Ufopa tem projetos premiados na 76ª Reunião da SBPC

Evento é o maior da América Latina envolvendo ciência e tecnologia.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio de projetos submetidos inicialmente à Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas (Fecitba-PA), conquistou certificados e medalhas pela relevância das temáticas expostas na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico da América Latina envolvendo ciência e tecnologia.

A 76ª SBPC iniciou-se domingo, 7 de julho, em Belém (PA). A solenidade de abertura ocorreu no Teatro da Paz, com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além de outras autoridades.

Uma caravana de alunos, docentes e membros da Gestão Superior da Ufopa prestigiou o evento, além de ter participação efetiva nas ações desenvolvidas durante o encontro.

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência se encerrará no sábado, 13 de julho. O tema deste ano é “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. Entre os objetivos da 76ª SBPC está o de difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento na sociedade, além de debater políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia e educação.

Premiação de projetos da Ufopa – De acordo com a coordenadora da Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas (Fecitba-PA), professora Nilzilene Gomes de Figueiredo, as premiações com certificados e medalhas foram outorgadas pelo professor Ivan Pereira, do Instituto Federal Baiano, que promove a Olimpíada Territórios do Brasil (OTB).

“A Olimpíada buscar soluções para o Brasil, para o ecossistema; não conseguimos participar na edição passada, mas o professor Ivan Pereira, por estar na região Norte, visitou nossa feira e disse que gostaria, dada a importância da Fecitba-PA, de premiar os nossos 11 alunos que estavam expondo ali, além de me premiar pela gestão. Ele ainda destinou uma bolsa para um de nossos estudantes, a aluna Elísia Arruda da Costa, que junto com mais duas colegas têm um projeto chamado “Alenquer Pará em evidências: pinturas rupestres na cidade dos deuses”. Ela é aluna da Escola Estadual Fulgêncio Simões, em Alenquer, e receberá R$ 300 por quatro meses para dar continuidade ao seu trabalho”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/d82e0c8b152209ba1ec56a31c4c8cdc0.jpg
Professora Nilzilene Gomes recebeu premiação pela relevância da Fecitba-PA.

Caravana da Ufopa – Além da caravana formada por alunos, também marcam presença na 76ª Reunião da SBPC a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier; a vice-reitora, Solange Ximenes; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Carla Paxiuba; o pró-reitor de Administração, Warlivan Salvador Leite; a pró-reitora da Cultura, Comunidade e Extensão, Ediene Pena Ferreira; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Fabriciana Vieira Guimarães; o pró-reitor de Gestão Estudantil, Luamim Sales Tapajós; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cauan Ferreira Araújo; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Kelly Christina Ferreira Castro; o diretor de Pesquisa, Bruno Braulino Batista; Jefferson Dantas, arquivista; e Ayrton Tarelly, chefe do Cerimonial, ambos como colaboradores do evento.

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/0287226105a1be8da2e7eb09e414a41c.jpg
Gestores da Ufopa participaram da 76ª Reunião da SBPC.

Mesas-redondas e painéis – Docentes da Ufopa participaram de mesas-redondas e painéis: Profa. Lucineide Pinheiro (Educomunicação e meio ambiente); reitora Aldenize Xavier (Avaliação da educação superior no Brasil); Profa. Bruna Cigaran da Rocha (Amazônia revelada: Arqueologia para salvar o passado, o presente e o futuro); Prof. Ricardo Scoles Cano (Neoextrativismo no bioma da Amazônia); Prof. Aroldo Eduardo Rodrigues (Porque os nossos estudantes não estão aprendendo matemática?); Prof. Ruy Harayama (Educação e formação de profissionais em saúde indígena); e Profa. Elaine Oliveira (Biodiversidade e Bioeconomia).

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/ca704860a24d1ad16805d591117307d5.jpg
Alunos participantes da Mostra de Feiras expuseram projetos na 76ª Reunião da SBPC.

Confira:

Fotos: Arquivo