Ultima atualização em 24 de Junho de 2022 às 13:49
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) deve receber mais 67 bolsas do Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação (MEC), destinadas a estudantes de graduação indígenas e quilombolas. Em 2022, foram ofertadas apenas 58 bolsas para uma demanda de 310 estudantes que ingressaram na Ufopa em 2020 e 2021.
A informação foi dita em reunião com o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Sousa, nesta quinta-feira, 23, em Brasília, em que estiveram presentes a reitora Aldenize Xavier; a vice-reitora Solange Ximenes; o diretor substituto de Políticas e Programas de Educação Superior, Herbet Luis Teixeira; e a diretora de Desenvolvimento da Rede de Ifes, Stephanie Silva.
Na reunião, o secretário também informou que não há previsão para suplementação do orçamento de custeio da universidade e propôs alterar orçamento de capital para custeio. Porém, segundo a reitora, essa alternativa inviabilizaria algumas obras já planejadas.
Sobre a questão orçamentária, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apresentará um projeto de lei solicitando a suplementação orçamentária.
Comunicação/Ufopa
24/06/2022