Ultima atualização em 22 de Setembro de 2021 às 20:19
Os projetos Navegar é Preciso e Da pesca à Escola realizam, nos dias 22 e 23 de setembro, o ciclo de oficinas “Educação patrimonial e turismo: diálogos para a valorização do patrimônio cultural na região Caeté”. Os projetos são iniciativa do Coletivo Mexericos na Maré e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão Pesqueira em Comunidades Amazônicas (LABPEXCA/UFPA — Bragança), em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Documentação das Expressões Afro-Religiosas do Oeste do Pará e Caribe, vinculado à Ufopa.
Os projetos fazem parte dos programas de extensão “Artesãos das águas: programa de valorização dos carpinteiros artesanais e do patrimônio naval pesqueiro da Amazônia”, coordenado pela professora Roberta Barboza (UFPA), e “Estratégias de comunicação para popularização da ciência em comunidades amazônicas”, coordenado pelas professoras Myrian Barboza e Carla Ramos, ambas da Ufopa.
Durante o evento, será lançado o fascículo educacional e turístico “O passeio cultural pelos estaleiros artesanais e mestres da arte da confecção de embarcações tradicionais da Amazônia — Bragança e Augusto Corrêa" da coleção de fascículos “Da pesca à Escola”.
Os participantes presentes nos dois dias de oficinas poderão solicitá-los. As oficinas fazem parte das ações previstas na Lei Aldir Blanc-Pará, com apoio do Instituto Inã (@institutoina) e Secult-PA (@secultpara). O público-alvo são professores da rede pública de ensino, estudantes de graduação e pós e demais interessados.
Programação
Dia 22/09, 14h
Dia 22/09, 14h
A transmissão das oficinas ocorrerá pelo canal do YouTube do IFPA BRAGANÇA, sendo elas posteriormente disponibilizadas no canal do YouTube do LABPEXCA.
Comunicação/Ufopa
22/09/2021