Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 25 de Janeiro de 2024 às 16:31

“Um momento histórico”: Ufopa inaugura seis laboratórios


Novos espaços darão suporte à graduação e à pós-graduação. Ações chegarão à população de Santarém

Durante vários anos, ao frequentar aulas práticas, Luiz Otávio da Silva Cardoso foi obrigado a disputar espaço com um amontoado de equipamentos e insumos no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento Farmacotécnico e Cosmético, que por quase dez anos funcionou em um espaço apertado num dos prédios da Unidade Tapajós da Ufopa. “Era um espaço quente, improvisado, pequeno para a quantidade de alunos”, relembrou. Ele, que está no nono semestre do curso de Farmácia, não escondia o contentamento durante a inauguração do novo laboratório do curso, ocorrida na manhã desta sexta-feira, 27, no prédio do Núcleo Tecnológico de Laboratórios (NTL). “É um lugar maior planejado para receber mais alunos para as aulas práticas, para desenvolver projetos, TCCs. Só espero coisas boas agora com esse novo espaço”, comemorou.

O diretor do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Waldiney Moraes, realçou a inauguração como “um grande acontecimento”. Ele disse que a verba para a construção dos laboratórios veio por meio de “uma articulação da Reitoria” junto ao Ministério da Educação (MEC). “A criação do Núcleo Tecnológico de Laboratórios (NTL) dará suporte ao ensino e à pesquisa de graduação e de pós-graduação no Isco. Já os recursos para os equipamentos vieram de emendas parlamentares”, esclareceu.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/cc73287eb1b51c17eacc588181e48db2.jpg
Professores recebem portaria de coordenação dos laboratórios.
Fotos: Henrique Azevedo, 27/10/2023.

 

“As universidades públicas federais são grandes executoras de pesquisa no país, e a Ufopa não é diferente. Essas inaugurações representam um ganho gigantesco, tanto para o ensino de graduação como para o de pós-graduação, pois o processo de ensino-aprendizagem não se faz apenas com teoria, precisamos praticar para aprender e para aperfeiçoar os nossos aprendizados”. Atualmente o Isco mantém quatro cursos de pós-graduação: um doutorado, dois mestrados e uma especialização.

O diretor evidenciou ainda que alguns laboratórios estão sendo estruturados para desenvolver serviços em parceria: “O Laboratório de Análises Clínicas, por exemplo, tem um projeto para prestação de serviços de realização de alguns exames laboratoriais especializados, a exemplo do que ocorre hoje com o Labimol”. O Labimol é o único laboratório público da região Oeste do Pará a realizar testes de covid-19.

A professora Rosa Mourão (Isco) não consegui segurar a emoção e chorou ao receber as chaves do laboratório: “Depois de 23 anos, receber este laboratório é um sonho”. Depois do choro emocionado, a professora falou sobre a importância do novo laboratório, não só para as aulas práticas dos cursos ofertados pelo Isco, mas também para a sociedade da região Oeste do Pará: “Hoje, temos uma demanda muito grande de comunidades de controle de qualidade de produtos, como óleos, eles nos procuram para a gente dar laudo, por exemplo; para isso, precisamos de uma infraestrutura adequada, no laboratório anterior não era possível”. De acordo com a professora, que também coordena o Laboratório de Bioprospecção e Biologia Experimental (LabBBEX), as atividades desenvolvidas poderão contribuir para impulsionar a bioeconomia da região.

“A gente poderá receber material de comunidade para fazer análise, atender a empresas que nos procuram para ajudar a desenvolver produtos; com isso podemos fazer a bioeconomia da região girar. Espero realmente que esse laboratório faça uma diferença para a sociedade”. Desde 2000 o laboratório vem desenvolvendo estudos básicos junto com a comunidade e cadeias produtivas para gerar produtos a partir de matérias-primas oriundas da região.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/ae12e871d4c6d77d2d638c062b81560f_0A0e4Qz.jpg
Inauguração do NTL. Foto: Henrique Azevedo, 27/10/2023.

 

O professor Alexandre Escher (Isco), que irá coordenar o Laboratório de Análises Clínicas, definiu as inaugurações como um “momento histórico”. Inicialmente, o laboratório suprirá as necessidades de ensino (aulas práticas e estágios). “Assim que estiver em funcionamento, ele vai servir também para os projetos de extensão que chegam até a população, como, por exemplo, a realização de exames laboratoriais, como também calcular os índices de referência em saúde da população de Santarém, assim como desenvolver outras pesquisas relacionadas a exames laboratoriais”.

A seguir, uma breve descrição dos laboratórios inaugurados nesta sexta-feira, 27 de outubro.

Laboratório Análises Clínicas

O Laboratório de Análises Clínicas está equipado para realizar testes bioquímicos, análise de íons, hematologia (hemograma e coagulograma), sorologia completa. Irá atender às disciplinas e estágios de análises clínicas, bem como outras disciplinas. Dentre as pesquisas que estão sendo realizadas está o estudo de valores de referência para hemograma e lipidograma na população de Santarém (extensão e pesquisa).

Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento Farmacotécnico e Cosmético

O Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento Farmacotécnico e Cosmético destina-se à produção em escala laboratorial de formas farmacêuticas tradicionais e seu controle de qualidade. Além disso, dispõe de uma plataforma de desenvolvimento tecnológica de sistemas de liberação sustentada de fármacos e bioativos do tipo liquido cristalino e biocosméticos baseados em óleos vegetais e manteigas oriundos da biodiversidade amazônica.

Laboratório de Bioprospecção e Biologia Experimental

Desde a sua criação em 2000, o LabBBEx desenvolve suas atividades voltadas principalmente para estudos com metabólitos primários e secundários de origem vegetal e animal – substâncias orgânicas resultantes das vias metabólicas celulares que, do ponto de vista humano, estão relacionados com medicamentos, aromas, corantes, sabores, larvicidas, inseticidas naturais, alimentos naturais e funcionais, entre outros. Estes estudos envolvem experimentos utilizando metodologias de diversas áreas do conhecimento: Botânica, Química Orgânica, Analítica, Físico-Química, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia, Toxicologia, Farmacologia, entre outras. Devido a esta diversidade de metodologias, o LabBBEx tem ações de desenvolvimento e inovação de grandes projetos de pesquisa, inclusive com assistências científicas a comunidades e empresas da região.

Laboratório de Morfofisiologia Humana

No Laboratório de Morfofisiologia Humana serão realizadas aulas práticas de Anatomia e Fisiologia para ensino de graduação, pesquisas com modelos de doenças do sistema nervoso central, incluindo acidente vascular cerebral e outras.

Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica

No Laboratório de Química e Farmacêutica (Labqf) serão realizadas aulas experimentais de ensino na área de Química, tais como noções de segurança em laboratório, vidrarias, preparo de soluções, solubilidade, medidas de volume e massa e outros experimentos relacionados à Química Geral, Química Analítica, Química Orgânica I e II, Química Farmacêutica I e II. Na área de pesquisa, serão realizadas atividades de pesquisa em produtos naturais, tais como preparação de extratos e óleos para estudos químicos e farmacológicos, isolamento e caracterização de produtos naturais, semissíntese e aplicação de produtos naturais em formulações farmacêuticas.

Laboratório de epidemiologia e Saúde Ambiental

No Laboratório de Epidemiologia e Saúde Ambiental são ministradas aulas práticas e atividades dos componentes curriculares relacionados com saberes de Epidemiologia e Saúde Ambiental, além de trabalhos de conclusão de curso (TCCs).

Comunicação/Ufopa
27/10/2023

Notícia relacionada:

Núcleo Tecnológico de Laboratórios (NTL). Foto: Henrique Azevedo, 27/10/2023.

Novos espaços darão suporte à graduação e à pós-graduação. Ações chegarão à população de Santarém

Notícia em destaque