Ultima atualização em 17 de Junho de 2018 às 13:56

Universidade multicampi: Óbidos e Oriximiná recebem visita do reitor e sua equipe

A próxima reunião descentralizada ocorrerá no dia 4 julho em Juruti.

A comunidade acadêmica de Óbidos recebeu na sexta-feira, 15 de junho, a visita do reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, acompanhado pelos pró-reitores. Assim como em Oriximiná, os representantes da Administração Superior da Ufopa passaram o dia reunidos com servidores e discentes, levantando as demandas do campus. No dia 4 de julho a equipe retorna a Juruti, com pauta de trabalho mais detalhada com as três categorias da Ufopa.

Pela manhã, a reunião foi com a direção e servidores do Campus. O encontro contou com a participação do prefeito de Óbidos, Francisco Alfaia, que apresentou sugestões de projetos e parcerias com a Universidade. Um termo de cooperação com a prefeitura de Óbidos já está sendo elaborado pela direção do Campus. “O prefeito trouxe uma lista de demandas de como ele gostaria de estabelecer parcerias e, também, uma lista de oportunidades para a Ufopa”, afirma a vice-reitora, Aldenize Ruela Xavier.

Em pauta, demandas para a educação municipal, como a criação de escolas-modelo, que serviriam também como locais de estágio para os discentes de Pedagogia; a implantação de novos cursos de graduação; e ações que vão desde a análise da qualidade da água consumida pela população até o resgate da história do município. “Em todas essas atividades, de alguma forma, a Ufopa é um ator importante, que pode dar a sua contribuição”, afirma a vice-reitora.

Em Óbidos, a Ufopa funciona em um prédio próprio, doado pela prefeitura. Segundo a vice-reitora, o local já está se tornando pequeno para atender as demandas do Campus que, no momento, precisa de um auditório e de uma brinquedoteca. “Tanto em Óbidos quanto em Oriximiná estamos com uma demanda reprimida muito grande, pois não temos espaços suficientes. Mesmo não estando em prédios alugados, precisamos ampliar e construir nesses Campi, pois estão em ambientes que não atendem mais suas necessidades. São realidades muito específicas, que precisamos resolver”, afirma a vice-reitora.

Oriximiná - Na quinta-feira, dia 14, o grupo participou de encontros com alunos e servidores de Oriximiná. “Tivemos a oportunidade de ouvir as demandas dentro de cada categoria, ir ao campus, de maneira bem organizada, e podemos também já dar alguns encaminhamentos. Temos agora uma agenda com o Campus de Oriximiná”, afirma o reitor.

“É uma satisfação muito grande estar aqui pela primeira vez, em Oriximiná, como reitor, e estamos cumprindo esse cronograma de já, em 40 dias, ter visitado todos os campi da Universidade”, afirma Hugo Diniz. “Aqui tivemos a oportunidade de nos reunir com os alunos, técnicos e docentes, e montar uma agenda para o Campus de Oriximiná, pois estamos construindo o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”.

Pela manhã, a equipe se reuniu com os discentes, que apresentaram uma lista de demandas. “Temos uma situação muito particular com a turma de 2015 do curso de Biologia, que tem uma expectativa de que o curso seja uma licenciatura e não bacharelado, pois tinha sido um compromisso da Universidade de que eles poderiam escolher”, explica Aldenize Xavier.

Segundo a vice-reitora, o Núcleo Docente Estruturante do curso de Biologia está solícito para colaborar com a resolução do problema e algumas possibilidades foram sugeridas durante a reunião. “Precisamos agora, como Universidade, reunir os nossos cursos que tem a expertise nessa área, para pensar uma proposta de solução para esses alunos”. Outra demanda é a do curso de Sistemas de Informação, que atualmente conta com apenas três professores.

Reuniões Descentralizadas - As visitas fazem parte de uma série de reuniões descentralizadas multicampi, que visam identificar as principais demandas e necessidades da comunidade acadêmica nos diferentes municípios de atuação da Universidade. A ação visa aproximar a Universidade da comunidade acadêmica e da sociedade local. O objetivo principal é ouvir as diferentes demandas dos técnicos, professores, discentes e diretores dos campi.

Confira vídeo da visita em Oriximiná, produzido pelo servidor Ediego Batista:

15/6/2018, atualizado em 17/6/2018.

Reunião no Campus de Óbidos.