Ultima atualização em 3 de Março de 2023 às 14:38

VI Seminário de Dissertações em Andamento com inscrições abertas

O Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa realiza de 12 a 14 de abril o VI Seminário de Dissertações em Andamento. A iniciativa é uma atividade prevista na proposta formativa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufopa com a finalidade de qualificar os projetos de pesquisa dos mestrandos. As atividades ocorrerão em sala virtual e o participante terá acesso ao link após a inscrição, que pode ser solicitada pelo e-mail: seminarioppgeufopa@gmail.com.

O seminário será um espaço de apresentação e discussão dos trabalhos de dissertação em andamento, oportunidade em que os estudantes de pós-graduação divulgam suas pesquisas e as submetem ao escrutínio de um doutor, convidado externo ou do PPGE/Ufopa, e de um egresso do programa. Os avaliadores analisarão os trabalhos por meio da necessária crítica e da contribuição dos pares, além de avançar na reflexão sobre a educação enquanto campo de pesquisa.

Nos anos anteriores, o formato previa três salas de apresentação simultâneas, uma por linha de pesquisa. Considerações apresentadas pelos participantes na plenária do seminário em 2019, e reafirmadas nos encontros de autoavaliação, no planejamento estratégico do programa, levou os organizadores a refletir sobre a falta de trânsito entre as linhas de pesquisas, uma vez que, com a simultaneidade das apresentações, cada linha só conhecia os trabalhos realizados por ela mesma.

Reconhecendo a necessidade de inter-relacionamento das linhas, foram incorporadas sugestões e organizada a programação deste ano de modo que a apresentação dos projetos, em sala única, possibilite que todos os mestrandos, egressos, docentes e demais participantes assistam ao evento como um todo. Ademais, também possibilitando a articulação das linhas de pesquisa, está incluída nas atividades, desde 2021, uma mesa de integração entre as linhas, na qual três egressos – um por linha de pesquisa – apresentam os resultados de suas pesquisas.

Durante o seminário cada apresentação terá a participação de dois avaliadores; o tempo de apresentação será de, no máximo 20 minutos, cabendo a cada arguidor(a) 15 minutos; no último dia do seminário, na sessão plenária, será aberta discussão sobre o evento para a participação de todos os inscritos.

Mais informações: seminarioppgeufopa@gmail.com

Confira AQUI a programação.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/50b15d92742da8fb0fa9c7b688300870.jpeg

28/02/2023