Ultima atualização em 12 de Setembro de 2019 às 17:45

VII Seminário de Graduação: alunos apresentam mais de 250 trabalhos acadêmicos

Com o objetivo de incentivar a produção acadêmica e científica de alunos de graduação do Oeste do Pará, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) realiza nesta quinta-feira, 12 de setembro de 2019, em Santarém (PA), o VII Seminário de Graduação, evento que integra a programação oficial da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa. As apresentações dos trabalhos científicos estão sendo realizadas no saguão do 2º andar do Bloco Modular Tapajós (BMT), situado na Unidade Tapajós, Campus Santarém.

Em sua 7ª edição, o Seminário de Graduação conta com 255 trabalhos produzidos por alunos de graduação da Ufopa e de outras instituições de ensino superior da região, nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Interdisciplinar, Linguística, Letras e Artes.

Alunas do curso de Pedagogia do Campus Óbidos, Jéssica dos Santos Barros e Edivanda Siqueira Marinho vieram para Santarém para apresentar o trabalho “O brincar como promoção da saúde no ambiente hospitalar”, que propõe a criação de uma brinquedoteca para o hospital regional que está sendo construído naquele município. “O nosso município tem um hospital de pequeno porte, que não possui uma brinquedoteca. Por isso desenvolvemos um projeto para a criação de uma brinquedoteca no ambiente hospitalar”, explica Edivanda Marinho, que pela segunda vez participa da Jornada Acadêmica da Ufopa.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/d0b896068a00a0b9fa7ef2ba3c056e3b.jpg
Jéssica Barros e Edivanda Marinho, de Óbidos, apresentaram
projeto de criação de brinquedoteca no ambiente hospitalar.

Alunos da Licenciatura Integrada em Matemática e Física, ofertada pelo Instituto de Ciências da Educação (Iced) em Santarém, Lucas Henrique Porto Bessa, Antônio Carlos Moreira e Ítalo Batista Mota pesquisaram sobre a possibilidade de ensinar as cores para deficientes visuais, através da utilização de materiais didáticos. Os alunos contam que o interesse pelo tema surgiu a partir de uma atividade de sala de aula, já que a sua turma conta com um aluno cego. “O desafio proposto pelo nosso professor era fazer uma aula mais inclusiva”, explica Antônio Carlos Moreira. “Escolhemos a óptica das cores e, a partir do embasamento teórico, construímos materiais didáticos para esse fim”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/5855b581dcea117a40367bd6a45b3a10.jpg
Alunos da Licenciatura Integrada em Matemática e Física apresentaram materiais
didáticos para o ensino de cores a deficientes visuais.

Pela manhã, 40 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Amália Queiroz de Souza visitaram a Ufopa com o objetivo de conhecer as pesquisas desenvolvidas pelos discentes de graduação. “É a primeira vez que esses alunos visitam a Ufopa”, comemora a professora Márcia Cristina Ximenes, que acompanhou os estudantes ao evento, juntamente com uma equipe de profissionais da escola. A visita dos alunos à Ufopa, faz parte de uma ação chamada "Circuito de Integração Universidade-Escola", que integra o projeto de extensão "Formação Científica de Professores e Estudantes da Educação Básica, em Comunidades Colaborativas na Região Amazônica", desenvolvido pelo grupo de estudo e pesquisa Formazon, vinculado ao Iced, em parceria com a escola Maria Amália. Para ela, a experiência de participar da vida acadêmica, entendendo o processo metodológico das pesquisas, possibilitará aos alunos fazer conexões com os conhecimentos disponibilizados na escola.

O VII Seminário de Graduação da Ufopa continua à tarde, das 15 às 18 horas, no mesmo local.

Confira aqui a programação com as apresentações do VII Seminário de Graduação da Ufopa.

Texto e fotos: Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

12/9/2019

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/2be569c7b98dca42c25c00fcaa3accd5.jpg
Equipe da Proen responsável pela realização do VII Seminário de Graduação.

Alunos da Escola Municipal Maria Amália Queiroz de Souza durante visita ao Seminário de Graduação.