Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 11 de Novembro de 2022 às 18:26

X Jornada Acadêmica da Ufopa: Seminários integram iniciação científica e pós-graduação


Integrados, eventos avaliaram um total de 182 trabalhos de iniciação científica e 175 de pós-graduação.

O XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) e o IX Seminário de Pós-graduação (SPG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) ocorreram, de forma integrada, nos dias 8, 9 e 10 de novembro na Unidade Tapajós do Campus Santarém. Realizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), os dois eventos fazem parte a X Jornada Acadêmica da Ufopa, que termina nesta sexta-feira, dia 11.

Abertos ao público, os Seminários são utilizados para a avaliação anual das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação científica e pelos discentes de pós-graduação da Ufopa. Nesta edição, um total de 182 trabalhos de iniciação científica e 175 de pós-graduação foram inscritos nos eventos, que contaram com a participação de 40 avaliadores internos e externos.

“A nossa ideia inicial era fazer uma integração entre a graduação e a pós-graduação, e, para isso, convidamos pesquisadores de produtividade do CNPq e avaliadores da Capes para avaliar os trabalhos inscritos e ministrar palestras sobre temas ligados à pesquisa e divulgação científica para o nosso público”, explica o diretor de Pesquisa da Ufopa, Bruno Braulino Batista, que preside a Comissão Organizadora da X Jornada Acadêmica.

“Pela primeira vez tivemos 12 avaliadores externos, de diferentes áreas do conhecimento, tanto para a iniciação científica quanto para a pós-graduação, além dos nossos professores e pesquisadores, que apoiaram e participaram das comissões de avaliação. Precisamos reconhecer e valorizar esse esforço de extrema importância para a Jornada”, afirma a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Lenise Vargas Flores da Silva.

Para Lenise Silva, os Seminários de Iniciação Científica e de Pós-graduação cumpriram seus objetivos de prestação de contas com as agências de fomento e de divulgação da produção acadêmico-científica da Universidade. “Conseguimos fazer pela primeira vez a jornada integrada de iniciação científica e de pós-graduação. Tivemos um público maravilhoso, com os alunos de fato presentes, comprometidos e querendo ouvir mais sobre iniciação científica e pós-graduação. De fato, acho que conseguimos unir o ensino, a pesquisa e a extensão em um único evento que, a cada ano, fica maior, mais completo, com mais interação”.

“A Jornada Acadêmica está muito participativa, a comunidade aderiu à Jornada, muitos trabalhos apresentados nos seminários. Tanto a comunidade acadêmica quanto a externa estão participando. Estou muito feliz também com a participação dos consultores ad hoc, que vieram avaliar os nossos trabalhos e estão muito encantados em conhecer a nossa Universidade. São novas parcerias que estão se iniciando”, afirmou a reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, durante o momento de transição do encerramento do XI SICT e início do IX SPG.

Na oportunidade, a reitora também anunciou novidades para as áreas de iniciação científica e da pós-graduação, como a assinatura de contrato com a Fapespa para a concessão de cem bolsas de iniciação científica, sendo 15 destinadas especificamente para o Forma Pará. “É a oportunidade de também investir em pesquisa nos cursos que estamos iniciando com o Governo do Estado”, afirma a reitora. “Também estamos com uma política de qualificação dos programas de pós-graduação, através de investimento de R$ 300 mil de emenda parlamentar para contratação de consultores ad hoc para atividades de qualificação dos nossos cursos de pós-graduação”.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/Ufopa

11/11/2022

Notícia em destaque