Ultima atualização em 25 de Outubro de 2022 às 17:01
Ainda dentro da programação da X Jornada Acadêmica da Ufopa, o Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) realiza, no dia 10 de novembro, o seminário “Olhando para a fome: potencialidades e desafios da produção local de alimentos em período pós-pandemia”.
A ideia do seminário surgiu a partir dos números crescentes da fome e da insegurança alimentar que avançam no Brasil, inclusive na Amazônia. O II Inquérito de Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 (II Vigisan), publicado em junho de 2022, estima que 33 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar grave. Considerando esse contexto e a importância das Ciências Agrárias para a produção de alimentos saudáveis, o evento reunirá especialistas para debater questões e ações estratégicas para fortalecer a produção de alimentos e o abastecimento alimentar local.
O primeiro painel terá início às 8h, abordando o tema “Necessidades e possibilidades de promoção de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional no contexto amazônico”, com a participação de pesquisadores da Ufopa e de representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). A partir das 10h, o tema debatido será “Doenças de plantas na região metropolitana de Santarém: riscos e estratégias para potencializar a produção de alimentos para o abastecimento local”, com docentes da Ufopa e representante da Associação de Produtores Rurais de Santarém (Aprusan).
O seminário será realizado no auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém.
A programação completa pode ser conferida na página da X Jornada Acadêmica.
Sobre a programação da X Jornada Acadêmica, leia mais:
Comunicação/Ufopa
25/10/2022