Ultima atualização em 18 de Junho de 2025 às 11:38
São cinco vagas para formador da ASEI/Núcleo da Ufopa em 2025.
A Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE) é uma iniciativa do Ministério da Educação e tem um núcleo na Universidade Federal do Oeste do Pará, que funciona no Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII). Esta é a segunda edição da ação na Ufopa.
Com o objetivo de promover a formação continuada de professores indígenas alfabetizadores, assim como a produção de material didático e paradidático, a coordenação-geral institucional da ASIE/Ufopa lançou edital simplificado para selecionar formadores para esta edição da ação.
O edital aponta os seguintes eixos para a seleção:
1. Letramento e numeramento em língua indígena como primeira língua;
2. Letramento e numeramento em língua portuguesa como segunda língua;
3. Letramento e numeramento em línguas indígenas ou língua portuguesa como segunda língua ou língua adicional;
4. Conhecimentos e saberes indígenas;
5. Artes verbais indígenas;
6. Alfabetização científica;
7. História e geografia dos povos indígenas;
8. Etnomatemática.
Nesse processo de seleção, são disponibilizadas cinco vagas para formador da ASEI/Ufopa. Os interessados podem encaminhar currículo atualizado, carta de intenção e formulário de disponibilidade (anexos ao edital) para o e-mail acaosaberesindigenas@ufopa.edu.br com o título do assunto: Processo Seletivo Formadores ASIE 2025. Importante ler com atenção o edital. As inscrições devem ser feitas de 20 a 27 de junho.
Nesta edição, a ASIE/Ufopa vai trabalhar com formação continuada para 198 professores indígenas cursistas e orientador de estudo de seis territórios etnoeducacionais abrangidos pela Ufopa nos municípios de Santarém, Jacareacanga, Itaituba, Oriximiná, Belterra e Aveiro, situados na região Oeste do Pará. A seleção visa a compor a equipe de trabalho para atuar junto aos orientadores de estudo e professores cursistas vinculados às escolas indígenas dos territórios etnoeducacionais Tapajós-Arapiuns, Munduruku e Ixamná. Os cursistas serão indicados pelas secretarias de Educação dos municípios.
Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE)
Criada em 2013 e coordenada no âmbito da Coordenação-Geral de Políticas Educacionais Indígenas, a Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE) integra o eixo "Pedagogias Diferenciadas e Uso das Línguas Indígenas" do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais, instituído pela Portaria MEC nº 1.062, de 30 de outubro de 2013, e fomenta a formação continuada de professores indígenas que atuam na educação escolar indígena. É desenvolvida em regime de colaboração com os estados, o Distrito Federal, os municípios e as instituições de ensino superior (IES) de cada território etnoeducacional, e baseada nos princípios da especificidade, da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade (com informações do Ministério da Educação).
Ascom/Ufopa
18/06/2025