Ultima atualização em 13 de Novembro de 2025 às 10:44
Programação reuniu mais de 500 pessoas
A terceira edição da Mostra de Engenharia de Aquicultura (MostrAqui) reuniu mais de 530 participantes no último sábado, 8 de novembro, na Praça Matriz de Monte Alegre. O evento, promovido pelo Campus Monte Alegre da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), já se consolida como uma importante ação de extensão universitária, fortalecendo a interação entre universidade e comunidade local.
Aberta e gratuita, a MostrAqui atraiu um público diverso, composto por estudantes e professores do ensino fundamental e médio, além de representantes do setor comercial, empresarial e da comunidade em geral.
Coordenado pela professora Ivana Veneza, o evento é vinculado ao projeto de extensão “AquaPop Monte Alegre – Ufopa e comunidade juntas pela popularização da Engenharia de Aquicultura”, contemplado pelo edital Procce n.º 19/2025 – Programa de Apoio à Creditação da Extensão (PACEx), e integra as atividades do componente de Práticas Integradoras de Extensão. Além do apoio institucional da Ufopa, a MostrAqui contou com o patrocínio de 44 parceiros locais, provenientes de diversos segmentos da sociedade montealegrense.
A MostrAqui foi protagonizada por mais de 40 estudantes do campus, com destaque para os discentes da Engenharia de Aquicultura, que atuaram na organização e nas apresentações, juntamente com alunos de Agronomia. Também participaram professores da Ufopa, estudantes do ensino médio e colaboradores externos.
Tendas gastronômicas
Um dos grandes atrativos do evento foram as tendas gastronômicas, que apresentaram 14 pratos derivados de pescado. Entre os pratos: lasanha de tucunaré, risole de tambaqui, hot fish de tambaqui, isca de pirarucu com geleia de cupuaçu picante, coxinha de rã com creme de queijo regional, brigadeiro de coco com pescada, e arroz paraense com polvo, mexilhão e lula. O público pôde degustar as preparações e responder a um questionário de análise sensorial, cujos resultados subsidiarão publicações sobre o tema.
Divulgação dos cursos no Campus Monte Alegre
A programação incluiu um estande de divulgação dos cursos da Ufopa em Monte Alegre, informações sobre formas de ingresso e trajetória acadêmica, além de exposições interativas: peixes da coleção ictiológica do campus, maquetes de sistemas de cultivo aquícola, aquários com peixes ornamentais, sistemas aquapônicos, e pôsteres com resultados de pesquisas e com informações sobre os cultivos aquícolas e áreas de atuação profissional.
Com a MostrAqui, a Ufopa reafirma o papel da extensão universitária como ponte entre o saber acadêmico e o conhecimento popular, promovendo uma verdadeira integração entre ensino, pesquisa e extensão, pilares que sustentam a missão da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Ascom/Ufopa, com informações do Campus Monte Alegre
13/11/2025