Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 15 de Dezembro de 2025 às 12:31

Livros divulgam pesquisas do Mestrado em Ciências da Sociedade


Obras mostram estudos sobre temas sociais da região.

No próximo dia 17 de dezembro, das 16h às 18h, no Blessed Coffee & Bistrô, em Santarém, serão lançados os livros Consulta Prévia e os Direitos Fundamentais: o caso do Lago do Maicá em Santarém/PA e a voz das comunidades, de Natálya Campos Matos, e Análise Ambiental do ICMS Verde nas Políticas Públicas para preservação da Amazônia: estudo de caso em municípios do Baixo Amazonas paraense, de Caroline Leite Giordano.

Natálya é doutoranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), e Caroline está fazendo doutorado em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA). Ambas são egressas do Mestrado em Ciências da Sociedade (ICS/Ufopa) e atuam profissionalmente como advogadas, em uma trajetória acadêmica e profissional voltada à análise crítica das dinâmicas socioambientais, jurídicas e territoriais que marcam a região amazônica.

Os livros são frutos de suas dissertações de mestrado, desenvolvidas na Ufopa, e traduzem pesquisas que dialogam com direitos fundamentais, políticas públicas, sustentabilidade e participação social.

O lançamento reunirá estudantes, docentes, pesquisadores, gestores públicos e membros da sociedade civil interessados em aprofundar debates sobre temas ligados ao desenvolvimento e à justiça socioambiental no Oeste do Pará.

Serviço: Lançamento dos livros “Consulta Prévia e os Direitos Fundamentais: o caso do Lago do Maicá em Santarém/PA e a voz das comunidades” e “Análise Ambiental do ICMS Verde nas Políticas Públicas para preservação da Amazônia: estudo de caso em municípios do Baixo Amazonas paraense”

  • Data: 17 de dezembro de 2025

  • Local: Blessed Coffee & Bistrô - Tv. Dom Amando, 759, B. Santa Clara

  • Horário: 16h

Ascom/Ufopa com informações do PPGSND
12/12/2025

Capas dos livros

Obras mostram estudos sobre temas sociais da região.

Notícia em destaque