Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 5 de Outubro de 2026 às 17:28

Proppit reúne em boletim mensal avanços da pesquisa e pós-graduação na Ufopa


Em sua segunda edição, o boletim apresenta bolsas conquistadas, editais e avanços institucionais.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou a segunda edição do boletim Proppit em Ação, ferramenta criada para dar maior visibilidade às ações, oportunidades e resultados relacionados à pesquisa, à pós-graduação e à inovação tecnológica no espaço acadêmico.

Com publicação mensal, o boletim contribui para aproximar a comunidade acadêmica das ações desenvolvidas pela Proppit, reunindo em um único espaço informações de interesse de estudantes, pesquisadores, docentes e programas de pós-graduação. A iniciativa também fortalece a transparência e a circulação de informações sobre oportunidades acadêmicas e científicas.

Nesta segunda edição, referente a setembro de 2026, um dos destaques é a captação de novas bolsas. A Proppit informa resultado preliminar com 71 novas bolsas de iniciação científica, tecnológica e industrial, além da aprovação de nove bolsas de mestrado e duas de doutorado por meio de chamada do CNPq.

O informativo também apresenta o andamento do novo Regimento da Pós-Graduação, aprovado pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação com indicação de ajustes antes de seguir para apreciação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), além de registrar a participação da Proppit em atividades dos programas de pós-graduação e em iniciativas relacionadas à sociobioeconomia amazônica.

Outro destaque são os editais para capacitação de curta duração e doutorado-sanduíche no exterior, vinculados à participação da Ufopa na Rede Capes Global, bem como a programação da Proppit na Jornada Acadêmica, com o XIII Seminário de Pós-Graduação e o XV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.

O Proppit em Ação será publicado ao final de cada mês e ficará disponível no site da Proppit, permitindo acompanhar de forma periódica as principais ações e oportunidades nas áreas de pesquisa, pós-graduação e inovação tecnológica da Ufopa.

Ascom/Ufopa
05/10/2026

Notícia em destaque