Ultima atualização em 5 de Agosto de 2025 às 15:02
Iniciativa visa aprofundar o conhecimento sobre os impactos das queimadas e o papel da Amazônia no balanço climático global.
Nesta quarta-feira, 6 de agosto, em Santarém (PA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) fará uma reunião de apresentação do Projeto CarbonARA-Brazil, iniciativa científica internacional coordenada pelo King’s College London, com financiamento da Agência Espacial Europeia (ESA) e a participação de renomadas instituições do Brasil e da Europa. O evento será realizado a partir das 9 horas, na sala do Conselho Universitário (Consun), com o objetivo de traçar estratégias de apoio dos diferentes parceiros, como Prefeitura, Semma, Ibama, Embrapa, dentre outros.
A Ufopa é a única universidade da região amazônica a compor esta rede global de pesquisa e será responsável pela coordenação das atividades científicas no território local, em especial na região do Baixo Tapajós. O projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os fluxos de carbono, os impactos das queimadas e o papel da Amazônia no balanço climático global, por meio da aplicação de tecnologias avançadas de sensoriamento terrestre, aéreo e orbital. O professor Júlio Tota, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), coordena as ações do projeto pela Ufopa.
Serviço: Apresentação do Projeto CarbonARA-Brazil
Data: 6 de agosto (quarta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Conselho Universitário (Consun), situado no 4º andar do Bloco Modular Tapajós I (BMT I), na Unidade Tapajós, bairro do Salé, em Santarém (PA).
Ascom/Ufopa
04/08/2025