Ultima atualização em 27 de Maio de 2026 às 17:44
Membros da Gestão Superior representaram a universidade
A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Profa. Dra. Aldenize Xavier, foi uma das convidadas para a 2.ª Reunião Integrada do Fórum de Gestão de Pessoas (Forgepe) e do Fórum de Planejamento e Administração (Forplad), nos dias 25 e 26 de maio, reunindo gestores e representantes de instituições federais de ensino superior da região Norte na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.
Na mesa de abertura da programação, a reitora destacou as principais demandas da região Norte e ressaltou a relevância do encontro como espaço de articulação, cooperação e fortalecimento das pautas estratégicas das instituições amazônicas. Professora Aldenize também participou como mediadora da mesa temática “Boas práticas de gestão universitária no contexto amazônico: institucionalização da política de equidade de gênero no âmbito da UFPA”, momento dedicado à troca de experiências e reflexões sobre iniciativas voltadas ao fortalecimento de políticas institucionais inclusivas e alinhadas às especificidades amazônicas.
Além da reitora, também participaram, pela Ufopa, a assessora da Reitoria, Fabriciana Guimarães; o pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep), Túlio Souza; o pró-reitor de Administração (Proad), Warlivan Leite; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Carla Paxiúba; e a diretora de Planejamento Institucional, Renata Lisboa.
A participação da Ufopa reforça o compromisso institucional com a construção coletiva de soluções, o fortalecimento da gestão universitária e a defesa das pautas estratégicas para o desenvolvimento das universidades da Amazônia.
Sobre a 2.ª Reunião Integrada do Forgepe e do Forplad
O encontro representa um espaço estratégico de diálogo, integração e alinhamento entre as áreas de gestão de pessoas, planejamento, administração e orçamento, setores que atuam de forma interdependente e desempenham papel fundamental para o fortalecimento institucional das universidades públicas. A integração entre esses fóruns permite a construção de pautas comuns, a troca de experiências e a formulação de estratégias voltadas ao desenvolvimento das instituições da região.
A programação continua nesta quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28, com atividades específicas do Fórum de Gestão de Pessoas (Forgepe) e do Fórum de Planejamento e Administração (Forplad).
Na sexta-feira, 29 de maio, ainda haverá uma atividade do Forgepe com minicurso sobre "Gestão por competências e dimensionamento da força de trabalho".
Mais informações no site do evento (AQUI).
Ascom/Ufopa
27/05/2026