Ultima atualização em 26 de Novembro de 2018 às 15:23

Programa de Incentivo ao Estudante para aquisição de recursos e acessórios tecnológicos acessíveis

A Proges lançou no dia 23 de novembro o Programa de Incentivo ao Estudante com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e com Altas Habilidades ou Superdotação – Tecnologia Assistiva por meio do Edital nº 16/2018. Este edital regulamenta a concessão de auxílio estudantil no valor de R$ 3.000,00 para aquisição de recursos e acessórios tecnológicos acessíveis vinculados ao processo de ensino-aprendizagem, à acessibilidade e à inclusão digital.

Ao todo serão concedidos oitenta auxílios, aos quais podem concorrer os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação matriculados em cursos de graduação da Ufopa. Além disso, o estudante deve comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica, não ter reprovação por faltas em mais de um componente curricular dentre outros critérios estabelecidos pelo Edital.

A iniciativa, além de apoiar a inclusão acadêmica, busca ampliar as condições de permanência na Educação Superior, contribuir para o pleno desenvolvimeto, melhorar o desempenho acadêmico e reduzir as taxas de retenção e evasão dos estudantes.

O período de inscrição é de 28 de novembro a 5 de dezembro de 2018 e para se inscrever o estudante precisa preencher o Formulário de Inscrição (anexo do Edital) e entregar junto com a documentação no Núcleo de Acessibilidade (sala 101 da Unidade Amazônia) ou no campus em que estiver matriculado, nos respectivos endereços informados no Edital, durante o intervalo de 08h às 12h e 14h às 18h nos dias úteis do período de inscrição.

O resultado preliminar obedecerá a classificação definida no Edital e será publicada dia 12 de dezembro neste site oficial da Proges (www.ufopa.edu.br/proges).

Confira o Edital na íntegra: