Ultima atualização em 28 de Janeiro de 2020 às 17:20

Projetos do Serviço de Pedagogia

Projeto Ciranda Pedagógica: O projeto Ciranda Pedagógica baseia-se na metodologia da Roda de Conversa. O nome “ciranda” remete a um grupo que, em círculo, tal qual em uma dança comunitária, reúne-se para debater sobre questões acadêmicas que permeiam as relações estudantis e assim desenvolver a autocrítica, a autoanálise, estimulando a construção da autonomia dos estudantes. Parte de um tema gerador que convida à verbalizar e compartilhar dificuldades acadêmicas e outras, que permeiam a realidade universitária, buscando proporcionar um espaço livre para discussão e exposição de ideias onde o discente possa questionar e emitir opiniões sobre assuntos diversos relacionados ao universo acadêmico. Este projeto será ofertado pelo NUGEPE através de cronograma próprio e poderá ser solicitado por e-mail institucional, enviado ao NUGEPE, com cópia à chefia imediata deste núcleo.

Projeto Oficinas Acadêmicas: são espaços e tempos de aprendizagem coletiva, onde os sujeitos terão oportunidade de produzir conhecimentos a partir das interações grupais. Nestas oficinas serão abordadas temáticas de cunho prático, diversificadas e significativas que convidam os estudantes para lidar com situações desafiadoras que encontram ao longo do seu percurso acadêmico, e possibilite gerar um impacto positivo sobre o seu desempenho na universidade. Dado o seu objetivo prático, as oficinas proporão estudos onde os discentes vivenciarão o funcionamento, a eficácia e a aprendizagem que os ajudarão ao longo do percurso universitário. Este projeto será ofertado pelo NUGEPE, através de cronograma próprio, e poderá ser solicitado por e-mail institucional, enviado ao NUGEPE, com cópia à chefia imediata deste núcleo.

COMO ACESSAR ESTES SERVIÇOS?

- Projeto Ciranda Pedagógica: para solicitar a realização deste projeto em sua turma/Curso, Instituto, Campi, envie sua solicitação para: nugepe.proges@ufopa.edu.br com cópia para dae.proges@ufopa.edu.br e proges.gabinete@ufopa.edu.br.

- Projeto Oficinas Acadêmicas: para solicitar a realização deste projeto em sua turma/Curso, Instituto, Campi, envie sua solicitação para: nugepe.proges@ufopa.edu.br com cópia para dae.proges@ufopa.edu.br e proges.gabinete@ufopa.edu.br.