Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 31 de Janeiro de 2024 às 15:12

Programas e Auxílios

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil coordena e desenvolve em articulação aos demais unidades acadêmicas e administrativas os programas e ações de Assistência Estudantil na UFOPA, regulamentados pela Resolução Consepe N° 386, de 22 setembro de 2022.

Atualmente, os Programas vigentes destinados a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica são:

- Programa de Atenção à Saúde e à Qualidade de Vida Discente: consiste no desenvolvimento de ações de promoção à saúde, em especial à saúde mental, bem estar e
qualidade de vida da comunidade estudantil, operacionalizadas por equipe multidisciplinar e
núcleos especializados que atuam de maneira coordenada e articulada intra e interinstitucionalmente com outros setores da universidade e/ou instituições parceiras, através de projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão sob gestão da Proges, com vistas a viabilizar o acesso a políticas públicas de atenção à saúde, auxílios estudantis e serviços especializados ofertados dentro e fora da Universidade, visando à melhoria das condições de permanência de discentes na Ufopa.

- Programa de Alimentação e Nutrição: consiste na garantia do acesso universal ao Restaurante Universitário, tendo como público prioritário estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e outras políticas assistenciais de alimentação.

- Programa de Apoio Pedagógico: consiste em ações de orientação a docentes, coordenações de curso e estudantes beneficiários das ações desta Política ou com demandas pedagógicas relacionadas a processos de estudo e trajetória acadêmica, atuando de maneira integrada com as unidades acadêmicas.

- Programa de Combate ao Racismo, à Opressão e à Violência: promove ações por meio de palestras, seminários, relatos de experiência e eventos de discussão sobre as pautas específicas de grupos historicamente oprimidos pela sociedade, com especial atenção para pretos/as e pardos/as, indígenas, mulheres, pessoas com deficiência e LGBTQIA+.

- Programa de Esporte e Lazer: consiste na democratização e diversificação da oferta de atividades físicas, de lazer, do desporto e paradesporto, com a finalidade de disseminar de forma plural tais práticas voltadas para a melhoria da saúde e da qualidade de vida, bem como para a promoção de aspectos positivos de socialização, do fortalecimento do vínculo para com a Instituição, contribuindo para ampliar as condições de permanência de estudantes.

- Programa Proges Itinerante: consiste na ampliação da oferta de programas e ações da Proges de forma presencial aos discentes dos campi regionais, contribuindo, assim, com a adoção de estratégias planificadas e programáticas para o alcance de objetivos institucionais voltados à qualidade do desempenho acadêmico, à formação integral do estudante e ao desenvolvimento de ações para contribuir para a redução da evasão e retenção acadêmica.

- Programa de Inclusão Digital: consiste na articulação de um conjunto de ações objetivando a inclusão digital do estudante, por meio de empréstimo de equipamentos de informática (Chromebooks).

Além dos Programas, os Auxílios financeiros/Bolsas atualmente vigentes e que também compõem a presente Política são:

- Auxílio Alimentação: consiste na concessão de auxílio financeiro para estudantes dos campi regionais e núcleos universitários.

- Auxílio Esporte: consiste na concessão de auxílio financeiro destinado a estudantes para participação em eventos esportivos universitários em nível interno (Ufopa), municipal, estadual, regional ou nacional, representando a Ufopa.

- Auxílio permanência Regular e Especial: consiste em auxílio financeiro mensal, com a finalidade de auxiliar na permanência de estudantes com matrícula regular, ingressantes pela Política de Ações Afirmativas, oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar de até 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita, conforme o decreto do Pnaes normativas internas e disponibilidade orçamentária.

- Auxílio Inclusão Digital: consiste no empréstimo de Chromebooks.

- Bolsa de Apoio Educacional de Acessibilidade: consiste na concessão de bolsa a estudantes selecionados em edital específico com a finalidade de assegurar o acompanhamento dos estudantes, público-alvo deste edital, em atividades acadêmicas, nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo assim, para a melhoria do desempenho a partir de medidas que busquem combater situações de repetência e evasão.

- Bolsa Permanência MEC - consiste em um auxílio financeiro pago dieretamente pelo Ministério da Educação (MEC/FNDE) que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação de estudantes indígenas e quilombolas regularmente matriculados em cursos de graduação presencial. Na UFOPA, este programa é regulamentado pela Instrução Normativa nº 01/2019, de 11 de outubro de 2019 - CIPAEIQ/UFOPA que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para concessão e manutenção de auxílio estudantil do Programa de Bolsa Permanência (PBP) no âmbito da Ufopa.