Atendimento em Grupo: Projeto Círculo Acolhedor

13 de Abril de 2018 às 16:13

O Projeto Círculo Acolhedor é uma iniciativa do Núcleo de Psicologia – NUPSI da PROGES/UFOPA, através do qual são realizadas ações de psicologia em grupo (terapêuticas ou psicoeducativas), possibilitando a abordagem de temáticas pertinentes aos participantes, a partilha de saberes, o acolhimento, a integração, o fortalecimento das relações interpessoais e vínculos afetivos, a empatia e escuta respeitosa do outro, com vistas a tornar o grupo um espaço de crescimento pessoal e coletivo contribuindo para a construção de uma cultura de paz e saúde mental na Universidade. Durante a prática circular, cada integrante tem a oportunidade de externalizar o que pensa e sente, cabendo as facilitadoras mediar a participação das pessoas, estimulando-as a partilhar dificuldades, inquietações, situações geradoras de estresse e experiências de vida.

Os encontros são mediados pelas psicólogas do NUPSI/PROGES, a abordagem das temáticas ocorre de maneira flexível, respeitando a dinâmica, a necessidade e particularidade de cada grupo.

As práticas circulares são planejadas e realizadas mediante as demandas de solicitações por parte dos estudantes, professores, coordenadores de curso e diretores de Instituto, podem acontecer semanal ou quinzenalmente, dependerá do quantitativo de solicitações.

Há necessidade de inscrição/solicitação prévia para participar, pedimos que você confirme sua presença preenchendo o formulário on-line.

É importante ressaltar que as atividades do Círculo Acolhedor podem ser levadas até a turma, para tanto, o estudante, professor, coordenador ou diretor deve oficializar a solicitação e encaminhá-la à PROGES com antecedência da data prevista para a realização da prática circular.

Quando Devo solicitar uma atividade do Círculo Acolhedor com a minha turma?

*Ao sentir que as relações interpessoais e vínculos afetivos entre os colegas estão fragilizados;

*Mediante vivência de conflito entre a turma;

*Quando a turma quiser celebrar uma conquista, a abertura e/ou fechamento de ciclos;

*Quando houver o desejo em dialogar sobre uma temática específica e pertinente ao grupo (autoestima, autoconfiança, saúde mental, apoio mútuo, vivência de um luto, entre outras);

*Quando a turma sentir necessidade em compartilhar sabores e dissabores da vivência acadêmica ou de outros âmbitos da vida.

As ações do Círculo Acolhedor possibilitam a criação de um espaço seguro de fala e escuta, onde as pessoas podem aproximar-se umas das outras, estabelecer conexões e fortalecer os vínculos afetivos de amizade, confiança e respeito.

Devido, no momento não haver um local específico para a realização, as atividades ocorrem em lugares diferentes dentro da UFOPA de acordo com a disponibilidade de salas na Universidade. Após inscrições os participantes serão informados por e-mail sobre o local. Para que o trabalho em grupo seja qualitativo, cada roda de conversa será limitada a um público de até 30 pessoas.

Como agendar atendimento em grupo?

Para solicitar o atendimento em grupo faz-se necessário preencher formulário próprio clicando aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEzY7yMQLfpHonCA1NF3oFonrLsycR36ceaVdqRoQvRK2wzw/viewform

Para contato, sugestões e/ou dúvidas:

E-mails: psicologia.proges@gmail.com / nupsi.proges@ufopa.edu.br