Ultima atualização em 18 de Setembro de 2020 às 18:33

Atendimento em Grupo: Projeto Círculo Acolhedor

O Projeto Círculo Acolhedor é uma iniciativa do Núcleo de Psicologia (NUPSI) da PROGES/UFOPA, através da qual são realizadas semanalmente ações de psicologia em grupo (terapêuticas ou psicoeducativas), possibilitando a abordagem de temáticas pertinentes aos participantes, a partilha de saberes, o acolhimento, a integração, o fortalecimento das relações interpessoais e vínculos afetivos, a empatia e escuta respeitosa do outro, com vistas a tornar o grupo um espaço de crescimento pessoal e coletivo contribuindo para a construção de uma cultura de paz e bem viver na Universidade.

Realizado desde 2018, tanto na Sede quanto nos campus fora da Sede, o Círculo Acolhedor tem sido uma atividade bem aceita pela comunidade estudantil da Ufopa e com o advento da pandemia as psicólogas do Nupsi produziram a adaptação para o ambiente virtual, considerando principalmente a necessidade das/dos estudantes e as ferramentas de teletrabalho disponíveis.

Na prática circular, cada integrante tem a oportunidade de expressar o que pensa e sente e são estimuladas/os a compartilhar suas dificuldades, inquietações, situações geradoras de estresse e experiências de vida.

Os encontros são mediados pelas psicólogas do Nupsi e a abordagem das temáticas ocorre de maneira flexível, respeitando a dinâmica, a necessidade e particularidade de cada grupo.

É importante ressaltar que as atividades do Círculo Acolhedor podem ser realizadas por turmas, grupos específicos e docentes. Para tanto, a/o estudante, professor/a ou coordenador/a de instituto deverá oficializar a solicitação preenchendo o formulário (Clique aqui) e encaminhá-la ao e-mail: nupsi.proges@ufopa.edu.br com antecedência da data prevista para a realização da prática circular.

As solicitações serão atendidas mediante ordem de chegada e disponibilidade de agenda das Psicólogas.

Quando Devo solicitar uma atividade do Círculo Acolhedor com a minha turma?

As ações do Círculo Acolhedor possibilitam a criação de um espaço seguro de fala e escuta, onde as pessoas podem aproximar-se umas das outras, estabelecer conexões e fortalecer os vínculos afetivos de amizade, confiança e respeito.

Os encontros virtuais ocorrerão às sextas-feiras no turno vespertino (15hs às 17:00hs) na plataforma virtual Google meet.

As vagas são limitadas.

As/os estudantes interessadas/os em participar do acolhimento em grupo devem preencher formulário on-line de inscrição disponível no site da PROGES.

Como solicitar o atendimento em grupo?

Para solicitar o atendimento em grupo faz-se necessário preencher formulário próprio (clique aqui).

Para contato, sugestões e/ou dúvidas:

E-mails: nupsi.proges@ufopa.edu.br

Proges/Ufopa
18/09/2020 - Atualizado para incluir o atendimento online.
13/04/2018