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Ultima atualização em 16 de Setembro de 2022 às 17:01

Perguntas Frequentes


Como a UFOPA organiza sua política de assistência estudantil?

A Política de Assistência Estudantil da UFOPA é regulamentada pela Resolução CONSEPE N° 210, 22 de de agosto de 2017. Os recursos públicos envolvidos na implementação desse programa nacional exigem, tanto da UFOPA como órgão gestor, quanto do estudante como beneficiário, a submissão aos princípios constitucionais da administração pública, que são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Cabe à Pró-reitoria de Gestão Estudantil a coordenação desta política no âmbito da UFOPA, em articulação com os órgãos executivos da administração superior (Reitoria, Pró-reitorias e Órgãos Suplementares) e da administração intermediária (os campi, às unidades acadêmicas, subunidades). Esta política se concretiza por meio de programas, projetos, auxílios estudantis e acompanhamento acadêmico do estudante ancorada no tripé: acesso, permanência e diplomação devendo acontecer de forma plena e transversal apoiada nos princípios gerais da universidade, quais sejam, o ensino, pesquisa e extensão. E tem como objetivos, a garantia  e democratização das condições de acesso, permanência e conclusão de curso; contribuir para a qualidade de vida e bem-estar dos estudantes, buscando melhorar as condições econômicas, sociais, políticas, familiares, culturais, físicas, de saúde e psicológicas.  (Texto retirado da Resolução nº210/2017 que regulamenta a Política de Assistência Estudantil da UFOPA).

O que é o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)?

O PNAES é regulamentado pelo Decreto nº 7234/2010 e executado no âmbito do Ministério da Educação. Visa ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Os objetivos do PNAES são: democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal; minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior; reduzir as taxas de retenção e evasão; e  contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

Conheça o Decreto Clicando AQUI.

Qual a importância da PROGES?

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (PROGES) existe para desenvolver ações institucionais direcionadas a incentivar, apoiar, orientar e acompanhar, de forma articulada, o estudante, em suas múltiplas demandas, no decorrer de sua trajetória Estudantil, através de ações afirmativas de permanência nas áreas social, psicológica, pedagógica, de saúde, de esporte e de lazer, em vista do bom desempenho acadêmico.

 

Quem pode ter acesso às ações e aos serviços da assistência estudantil da UFOPA em seus diversos campi?

Qualquer estudante ativo e regularmente matriculado nos cursos presenciais nos campi sede e extra sede da Universidade.

Como participar das ações/programas da PROGES?

O acesso aos auxílios ocorre por meio de processos seletivos, cujas regras são estabelecidas por meio de editais específicos, os quais são publicados no site institucional da Ufopa, página da Proges (www.ufopa.edu.br/proges) . As informações e orientações quanto ao acesso aos outros programas e ações/serviços também podem ser obtidas pessoalmente com a equipe da Proges ou pelo site institucional da Pró-Reitoria.

Como faço para alterar a minha conta de recebimento do auxílio?

Você pode solicitar via requerimento Clique AQUI, indo pessoalmente na PROGES (Sala 151, Unidade Tapajós, prédio Bloco Modular 2, térreo). Ou através do e-mail coordenacao.ae@ufopa.edu.br. Devendo informar e anexar dados/comprovantes da nova conta corrente, em ambos os casos.

 

Quais ações/atividades são promovidas pela assistência pedagógica?

Ações voltadas ao esclarecimento e orientação de questões relativas ao progresso e percurso acadêmico, plano de estudos, oficinas pedagógicas, mapas mentais, assim como suporte pedagógico às coordenações acadêmicas dos cursos de graduação. Elas ocorrem por demanda espontânea, encaminhamento de professores/coordenadores, convocação de estudantes pertencentes ao programa de Auxílio Estudantil e tem como finalidade diagnosticar dificuldades de aprendizagem do estudante e trabalhar com as intervenções necessárias; planejar, coordenar e avaliar ações pedagógicas de forma articulada; orientar organização de Estudos; realizar atividades de integração de novos estudantes, contribuindo para a sua adaptação e participação no contexto universitário; implementar projetos para melhoria do ensino e da formação acadêmica; promover Ciclo de Conferências com ênfase no mercado de trabalho para estudantes concluintes.

Quais ações/atividades são promovidas pelo Núcleo de Serviço Social (NUSES)? 


A assistência aos estudantes que estão em risco social inclui o acolhimento, orientações, entrevistas, visitas domiciliares e encaminhamento dos estudantes para atendimento de demandas específicas, no âmbito da universidade ou na rede socioassistencial pública. Essas demandas poderão ser encaminhadas pela comunidade universitária da UFOPA ou advirem de procura espontânea. Além disso, ações de caráter continuado são realizadas, como processos de avaliação socioeconômica, seleção de acadêmicos para recebimento de auxílios estudantis e verificação de denúncias. A avaliação socioeconômica pode, dependendo da especificidade do candidato, além da análise documental, compreender as etapas de entrevista e/ou visita domiciliar. O processo de emissão de parecer acerca de denúncias inclui entrevistas e realização de visitas domiciliares aos estudantes e a família.

Posso fazer psicoterapia com o Núcleo de Psicologia da Proges?

A psicoterapia é um processo de compreensão, análise e intervenção que é efetivado através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos (Resolução Conselho Federal de Psicologia nº10/2000). Neste sentido, o atendimento psicológico ao estudante da Ufopa NÃO corresponde a psicoterapia, entretanto, a partir da orientação psicológica, pode haver a indicação de psicoterapia e, assim, o estudante será encaminhado para a rede local de atendimento psicossocial.

Qual a diferença entre o atendimento psicológico do estudante da UFOPA e a psicoterapia?

O atendimento psicológico dos estudantes da UFOPA ocorre na modalidade de orientação e acolhimento, caracterizam-se por atendimentos breves e pontuais que, particularmente, pretendem auxiliar os estudantes no enfrentamento das adversidades emocionais que afetam a vida acadêmica e pessoal, na perspectiva de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do estudante no contexto acadêmico. Já a psicoterapia é um processo de compreensão, análise e intervenção que é efetivado através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos (Resolução Conselho Federal de Psicologia nº10/2000). Neste sentido, o atendimento psicológico ao estudante não corresponde a psicoterapia, entretanto, a partir da orientação psicológica, pode haver a indicação de psicoterapia e, assim, o estudante será encaminhado para a rede local de atendimento psicossocial.

As ações desenvolvidas pelo NUPSI têm como referencial teórico a psicologia escolar e educacional. Esta área do conhecimento toma para si o papel de colaborar na construção de uma educação de qualidade, baseada nos princípios do compromisso social, do respeito à diversidade e dos direitos humanos.

O NUPSI atua a partir da queixa acadêmica e busca melhorar o envolvimento entre os atores que compõem a comunidade acadêmica, bem como mediar as relações em que possam construir ações transformadoras, as quais, possibilitem a abertura para sujeitos implicados com novas formas de fazer a Universidade, educação e ensino.

Qualquer procedimento ou atividade realizada pelo NUPSI, só acontecerá mediante a ciência e concordância da (o) discente e/ou grupo a ser atendido, respeitando-se as necessidades e disponibilidades das partes envolvidas, tendo como direcionamento os princípios do Código de Ética profissional do psicólogo.

O atendimento psicológico das/os estudantes da UFOPA ocorre na modalidade de orientação e acolhimento, caracterizam-se por atendimentos breves e pontuais que, particularmente, pretendem auxiliar as/os estudantes no enfrentamento das adversidades emocionais que afetam a vida acadêmica e pessoal, na perspectiva de contribuir para a melhoria da qualidade de vida no contexto acadêmico. Já a psicoterapia é um processo de compreensão, análise e intervenção que é efetivado através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos (Resolução Conselho Federal de Psicologia nº10/2000). Neste sentido, o atendimento psicológico ao estudante não corresponde a psicoterapia, entretanto, a partir da orientação psicológica, pode haver a indicação de psicoterapia e, assim, o estudante será encaminhado para a rede local de atendimento psicossocial.

 

Quando devo procurar o Atendimento Psicológico ao Estudante?

É importante procurar o serviço de psicologia quando você perceber a interferência de sintomas emocionais e/ou sentimentos que bloqueiam ou atrapalham consideravelmente seu cotidiano. Alguns destes sintomas envolvem:

  • Distração excessiva a ponto de perder aulas, não encontrar objetos, perder compromissos, etc;
  • Sentimentos depressivos e de tristezas constantes e intensos;
  • Sintomas intensos de ansiedade que limitam suas atividades do dia a dia;
  • Necessidade de desenvolver habilidades sociais como falar em público, iniciar amizades;
  • Alterações de humor muito fortes ao longo de pouco tempo e sem motivo aparentes;
  • Dificuldades em lidar com separação entre as pessoas, relacionamentos;
  • Dificuldade em tomar decisões e atitudes;
  • Necessidade em repetir atos sem sentido, como verificar portas muitas e muitas vezes, lavar as mãos, etc;
  • Medos e fobias, como o medo de dirigir, sair em espaços públicos, andar de avião, animais, pessoas, etc;
  • Superar a timidez, o ciúme em excesso, etc;
  • Situações de assédio moral, sexual, racismo, injúria racial, entre outros;
  • Dificuldade em lidar com pessoas difíceis como chefes, pais, irmãos, colegas de trabalho ou escola, etc;
  • Pensamentos repetitivos e angustiantes que afetam o raciocínio natural;
  • Pensamentos e ideias de morte.

 

Como faço para solicitar atendimento psicológico individual?

É só acessar o site da UFOPA e preencher o formulário on-line de inscrição disponibilizado no site da Proges na aba do serviço de Psicologia: Clique AQUI e acesse o formulário. Basta que você preencha uma vez o formulário e suas informações serão encaminhadas para o banco de dados do serviço que entrará em contato por e-mail informando data e hora de seu atendimento inicial.

Como faço para solicitar o acolhimento individual em psicologia escolar / educacional?

É só acessar o site da UFOPA e preencher o formulário on-line de inscrição disponibilizado no site da Proges na aba do serviço de Psicologia:  Clique AQUI e acesse o formulário.

Basta que você preencha uma vez o formulário e suas informações serão encaminhadas para o banco de dados do serviço que entrará em contato por e-mail informando data e hora de seu atendimento inicial.

 

Quando tempo leva para que eu seja informado de meu atendimento inicial?

Devido grande procura pelo serviço existe uma fila de espera e os estudantes são chamados por ordem de solicitação. Dessa forma, você será chamado em duas a três semanas aproximadamente.

 

Como faço para participar das rodas de conversa com as psicólogas da Proges?

É só acessar o site da UFOPA e preencher o formulário on-line de inscrição do círculo acolhedor disponibilizado no site da Proges na aba do serviço de Psicologia: Clique AQUI e acesse o formulário. Basta que você preencha o formulário e indique a data e local que você irá participar das rodas de conversa.

 

Sou professor/a e gostaria de solicitar uma atividade em grupo com a turma, como faço?

Basta que você ou a coordenação do curso preencha o formulário de solicitação : Clique AQUI e acesse o formulário e envie para o e-mail: nupsi.proges@ufopa.edu.br

 

Quais são as etapas a serem seguidas para que o estudante tenha acesso aos auxílios e como o estudante poderá acessar os programas e auxílios?

As etapas são as seguintes:

Leitura atenta do Edital de Seleção dos repasses de auxílios estudantis, disponível no site institucional da UFOPA e demais meios de comunicação institucional;

Agendamento com o Serviço pedagógico: via requerimento presencial ou pelo email pedagogia.proges@gmail.com

Agendamento com o Serviço psicológico: via requerimento presencial ou pelo email psicologia.proges@gmail.com

Agendamento com o Serviço social: via requerimento presencial ou pelo email servicosocial.proges@gmail.com.

 

Qual a função da Coordenação de Esporte e Lazer (CEL)?

A CEL tem a responsabilidade de implementar e desenvolver ações afirmativas, com a comunidade universitária, de apoio no âmbito da saúde, desporto e lazer.

 

Quais ações/atividades são promovidas pela CEL?

Dentro do Programa UFOPA EM MOVIMENTO, são contempladas as seguintes atividades:

• Projeto ‘O Palco Meu’

• Jogos Internos da UFOPA - JIUFOPA

• Participação nos Jogos Universitários Paraenses – JUP’s

• Participação nos Jogos Universitários Brasileiros – JUB’s

• Participação nos Jogos Universitários de Santarém – JUS

• Participação na Superliga Universitaria

• Oficinas: Natação, Rapel, Canoagem, Jiu-Jitsu, Ioiô e Dança

• Jogos dos Servidores com Cooparticipação da Pró Reitoria de Gestao de Pessoas - Progep

• Circuito Esportivo com Cooparticipação da Pró Reitoria de Gestao de Pessoas - Progep

 

Quais as competências da Diretoria de Ações Afirmativas (DAA)?

  • Desenvolver ações que visam a promoção do acesso e a permanência com qualidade na universidade dos grupos historicamente excluídos, tanto nos cursos de graduação e pós-graduação quanto no quadro de servidores;
  • Incentivar a produção e disseminação de informações sobre os povos indígenas, comunidades quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais que vivem na Amazônia;
  • Instituir processos permanentes de formação com discentes, docentes, técnico-administrativos e prestadores de serviço na temática da educação para as relações étnico-raciais e do direito das minorias;
  • Estabelecer mecanismos de participação da comunidade acadêmica, especialmente dos grupos beneficiários das ações afirmativas, em todos os processos de elaboração, implementação e monitoramento das ações afirmativas e de promoção da igualdade étnico-racial;
  • Propiciar o acesso e a permanência qualificada das pessoas com deficiências, por meio da redução de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, informacionais, atitudinais e curriculares;
  • Planejar as Ações Afirmativas na Universidade;
  • Acompanhar e monitorar as Ações Afirmativas;
  • Ampliar e fortalecer os grupos de pesquisa, estudo e extensão sobre as temáticas de Ações Afirmativas.

 

Quais objetivos da Coordenação de Cidadania e Igualdade Étnico-Racial?

  • Garantir as condições de permanência e acompanhamento dos discentes na educação superior pública federal de acordo com as especificidades culturais e sociais dos grupos beneficiários das ações afirmativas;
  • Combater o racismo e todas as formas de preconceito e discriminação na universidade;
  • Articular programas e ações em todos os setores da universidade com vistas à promoção da igualdade de oportunidades, garantia do direito das minorias, equidade de gênero e promoção da igualdade étnico-racial bem como disponibilizar instrumentos para sua exigibilidade;
  • Acompanhar a inserção sócio profissional dos alunos egressos da Ufopa.
  • Disponibilizar dados referentes aos estudantes beneficiários da política de ações afirmativas para as Unidades Acadêmicas, a fim de permitir o acompanhamento e a qualificação dessa política no âmbito das Unidades e cursos da Ufopa.

Como faço para acessar as ações da Coordenação de Políticas Universitárias de Alimentação e Nutrição?

Do Restaurante Universitário:

O cadastro para acesso ao restaurante pode ser realizado de segunda a sexta-feira no horário de 10:00 às 12:00 horas, com os nutricionistas que estão no R.U todos os dias no horário de 10:00 às 14:00. Qualquer dúvida contate-nos através do e-mail: cpuan.proges@ufopa.edu.br ou fale diretamente conosco na sala da CPUAN localizada nas dependências do Restaurante Universitário.

Da EAN: As ações serão realizadas a cada 30 dias e incluem palestras, teste de aceitabilidade, pesquisa de satisfação, dente outras, estando aberta a ações de Projeto de extensão da UFOPA. O servidor que pretende realizar alguma ação junto a CPUAN nos contate através do e-mail: cpuan.proges@ufopa.edu.br

Do atendimento individual: Precisando de atendimento com Nutricionista? Contate-nos através do e-mail: cpuan.proges@ufopa.edu.br ou fale diretamente conosco na sala da CPUAN localizada nas dependências do Restaurante Universitário.

 

Onde devo procurar informações?

Local: Rua Verapaz, s/n, Bloco Modular 2, sala 151.

Gabinete da PROGES: proges.gabinete@ufopa.edu.br

DAA: dpeaa.proges@ufopa.edu.br

DAE: dae.proges@ufopa.edu.br