Ultima atualização em 23 de Julho de 2020 às 17:42

Discentes podem solicitar matrícula no Período Letivo Especial e auxílio para acesso à internet de 24 a 26 de julho

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) vai ofertar o Período Letivo Especial (PLE), referente a 2020.4, de 17 de agosto a 3 de outubro de 2020. Discentes concluintes que desejarem cursar precisam solicitar matrícula nos componentes curriculares ofertados pelas unidades acadêmicas. Também será possível inscrever-se para concorrer ao auxílio emergencial para acesso à Internet. A solicitação de matrícula e de auxílio deverá ser feita de 24 a 26 de julho por formulários on-line, disponibilizados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen).

O discente deverá preencher o formulário referente à sua unidade acadêmica, selecionando os componentes curriculares em que queira se matricular, na forma de oferta/reoferta, tutoria, TCC e atividade complementar. Para matrícula em trabalho de conclusão de curso (TCC), o discente deverá fazer o contato prévio com o docente orientador e, caso haja disponibilidade do professor, indicar no formulário. Cada discente poderá acumular até 180 horas de componentes curriculares, além de atividades complementares e de TCC.

Só poderão aderir ao PLE os discentes com status “formando” ou “ativo” que tenham, no mínimo, 80% de carga horária de seu curso já cumprida. A matrícula não é obrigatória, ficando a critério do aluno cursar ou não.

O PLE será ofertado de forma totalmente remota por meio da Turma Virtual do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e de outras plataformas virtuais. Em caso de reprovação, não haverá o registro no histórico escolar do discente.

As matrículas nas turmas e atividades solicitadas pelos discentes serão efetivadas entre os dias 27 a 30 de julho pelas unidades acadêmicas, conforme os critérios da resolução nº 325, de 10 de julho de 2020.

Auxílio para acesso à internet – No mesmo formulário, o discente poderá solicitar o auxílio emergencial para acesso à internet. O edital nº 13/Proges/Proen/Ufopa prevê a concessão de até 300 auxílios emergenciais no valor de R$ 150, destinados à aquisição de pacote de dados de internet para auxiliar na realização de atividades acadêmicas do Período Letivo Especial. O pagamento será efetuado em duas parcelas de R$ 75, até o 15º dia útil dos meses de agosto e setembro, podendo ser prorrogado em caso de disponibilidade orçamentária.

Apenas estudantes de graduação que solicitarem a matrícula no PLE poderão receber o auxílio. Não poderão concorrer discentes do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que sejam empregados ou servidores públicos e que tenham vínculo empregatício formal.

O aluno só estará apto ao recebimento após o deferimento da matrícula pela Unidade Acadêmica e conferência dos demais critérios estabelecidos em edital. O resultado preliminar da concessão de auxílios será divulgado pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) até 31 de julho.

Acesse os formulários de solicitação de matrícula no Período Letivo Especial:

Mais informações:

Proges/Ufopa