Ultima atualização em 3 de Maio de 2019 às 08:36

Estudantes atletas são recepcionados na Proges

Nos dias 22 a 27 de abril ocorreu a etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros de 2019. A Ufopa foi representada nas modalidades raquetes e xadrez pelos estudantes Daniel Carvalho Pereira (Tênis de Mesa) e Lucas Felipe Echer Araújo (Xadrez).

Lucas Araújo, jogador de xadrez, conseguiu se classificar em 9° lugar no ranking geral dos JUBs 2019 e Daniel Pereira alcançou a colocação de 24° lugar no ranking geral do Tênis de Mesa.

Após o retorno dos alunos, que se deu no dia 29, a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil organizou na terça-feira, 30 de abril, uma recepção aos estudantes atletas. O evento contou com a presença dos estudantes atletas, dos servidores da Proges e do representante Álan Senna Barros de Carvalho (representante estudantil no Consepe).

/media/file/site/proges/imagens/2019/97d20dfc1dd50b41ba7abd55c7999d74_C1RHg8W.jpg
Lucas Felipe Echer Araújo durante o credenciamento nos Jogos Universitários
Brasileiros de 2019. Foto: Acervo pessoal

/media/file/site/proges/imagens/2019/105fe6d8e2afb600ea2d0fb536f3f2ac.jpg
Daniel Carvalho Pereira durante o credenciamento nos Jogos Universitários
Brasileiros de 2019. Foto: Acervo pessoal.

Após iniciado o evento, dentre as perguntas realizadas aos estudantes destacaram-se estas: Qual o momento mais tenso da competição? Foi importante o auxílio dado pela Instituição? Por quê?

Lucas Echer disse que “O momento mais tenso foi durante o início da competição, quando todos estavam se conhecendo, não sabemos quem são os adversários e pelo menos pra mim esse foi o momento mais difícil porque eu sabia que os demais jogadores eram fortes, eles já tinham um histórico de ganho bem mais elevado que o meu. Eu acredito também que o torneio em si foi muito difícil porque quando se fala em Jogos Universitários Brasileiros está se falando dos melhores atletas de outras Universidades ... E também por ser a minha primeira participação no JUBs.”. Quanto ao auxílio disse que “Como enfatizei na entrevista com a TV Tapajós, sou muito grato à Ufopa pelo auxílio, pois nós sabemos que moramos aqui no Pará e que para chegar em um novo local que você não conhece e com outro tipo de movimento como é em Brasília é difícil... O auxílio foi muito importante porque, principalmente, não tenho condições de viajar. Então eu digo que a Ufopa, as pessoas que estavam envolvidas, marcaram a minha vida porque eu nunca esperei que o xadrez me levasse para fora do Estado e a Universidade me possibilitou isto.”

/media/file/site/proges/imagens/2019/6da152d7dfdd5927818bfae70bf84d5c.png
de 2019, auditório Pérola do Tapajós. Foto: Endrew Barreto.

Já Daniel Pereira relatou que “A parte mais tensa do evento foi basicamente na estreia quando eu joguei com o cara lá de Brasília, atleta da casa, eu comecei perdendo e mesmo assim eu consegui ainda virar, consegui obter um bom resultado, a primeira vitória no primeiro jogo contra o cara da casa já, então isto é uma satisfação muito grande. Outro momento foi na última fase de grupo na qual eu precisava da vitória para passar de fase, foi um jogo tenso, mas consegui desempenhar um bom jogo, consegui me sair bem. E a Ufopa, se não tivesse sido ela não conseguiria o apoio para poder ir. Principalmente os meninos (Coordenação de Esporte e Lazer) que fizeram um esforço muito grande para que pudéssemos estar lá. O auxílio fez a gente se deslocar até Brasília, sabemos que não é barato, a hospedagem, alimentação e transporte também, então se não fosse todos vocês, se não fosse a Ufopa, nós nem teríamos conseguido ir e representar bem vocês (Ufopa), estes resultados são de vocês também.

Após isto, a realização de dinâmicas de interação e um lanche, organizado pelos servidores da Proges, marcou o fim do evento.

Proges/Ufopa

02/05/2019

Recepção dos estudantes atletas que participaram das modalidades Raquetes e Xadrez nos Jogos Universitários Brasileiros de 2019, auditório Pérola do Tapajós. Foto: Endrew Barreto.