Ultima atualização em 14 de Junho de 2023 às 08:53

I Seminário de Diversidade Sexual e de Gênero da Ufopa

No mês de junho muitos eventos no mundo todo voltam-se para a população LGBTQIAPN+. Para além de celebrar o amor, combater o preconceito e a LGBTfobia, o movimento busca a garantia de direitos por lei, a liberdade de escolhas e de maneiras de se expressar e de se relacionar. Além de políticas públicas de segurança, saúde e educação que atendam em plenitude suas demandas.
A Universidade tem um papel muito importante nesse debate, já que precisa ser inclusiva, acolhedora a todos e todas, e garantir que o direito à educação seja efetivado, independente da orientação sexual ou identidade de gênero dos(as) estudantes.
Nesse sentido, a Diretoria de Políticas Estudantis da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil, por meio da Comissão Temática Permanente de Diversidade Sexual e de Gênero, realizará no dia 28 de junho de 2023 o I Seminário de Diversidade Sexual e de Gênero, com o tema: “Diversidade na Universidade: direitos e lutas em diálogo!”, que contará com oficinas temáticas, mesa redonda, apresentações culturais, sorteio de brindes e terá transmissão ao vivo pelo canal da Proges no YouTube.

PROGRAMAÇÃO:

• 28/06/2023 – 14h às 18h

Oficina Temática 1: Linguagem Inclusiva, ministrada pelo servidor Elder Goltzman (TRE/PA).
Sala: 242 – BMT II – Campus Tapajós
Oficina Temática 2: Acolhimento à Pessoa LGBTQIAP+, ministrada pela Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB – Subseção Santarém.
Sala: 447 – BMT II – Campus Tapajós
Oficina Temática 3: Violência Política de Gênero, ministrada pela Profª Draª Arlene Dias
Sala: 223- BMTI – Campus Tapajós

• 28/06/2023 – 19h às 21h30

Mesa redonda:Diversidade na Universidade: direitos e lutas em diálogo! Com a participação da Reitora da Ufopa, do Vereador Biga Kalahare, do servidor Elder Goltzman (TRE/PA), da Ong Vozes da Diversidade, da Ong Mães pela Diversidade e das representações estudantis da Ufopa: Coletivo de Estudantes Quilombolas, Diretório Acadêmico Indígena e Coletivo dos estudantes com deficiência. A mediação será  realizada pela Profª Drª Eveline Almeida.
Local: Auditório do Campus Rondon

O evento é aberto para toda comunidade acadêmica da Ufopa  e sociedade em geral. Para participar é necessário se inscrever através do link de inscrição,  clicando aqui .
As inscrições para as oficinas iniciam hoje (13/06) e se estenderá até o dia 23/06, ou até que se encerrem as vagas.

Informações adicionais:
- As vagas serão preenchidas obedecendo a ordem de inscrições;
- Serão ofertadas 40 vagas para cada oficina, sendo que 20 será destinada a comunidade acadêmica da Ufopa e 20 para a comunidade externa.

Para mais informações: cidi.proges@ufopa.edu.br ou dpeaa.proges@ufopa.edu.br