Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 17 de Junho de 2020 às 18:36

NUPSI publica cartilha sobre saúde mental em tempos de pandemia


O Núcleo de Psicologia da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Nupsi/Dae/Proges) divulgou hoje, 16, uma Cartilha com o tema "Como preservar a saúde mental em tempos de pandemia". O documento traz uma mensagem às (aos) estudantes da Ufopa com o objetivo de orientá-las (os) com medidas/cuidados para promoção da saúde mental nesta nova realidade imposta pela crise mundial de Saúde decorrente da pandemia da Covid-19 (SARS-Cov2).

 A cartilha reforça ainda algumas medidas de prevenção da doença apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Comitê de Crise da Ufopa, como por exemplo: isolamento social, uso de máscaras, higienização das mãos e de superfícies de contato, grupo de risco etc.

Para ter acesso à cartilha, clique AQUI. Ela também está disponível em formato de vídeo em nosso Instagram: @progesufopa.

Na mesma temática, a psicóloga da Proges Viviane Moura Canto, no dia 29 de maio, palestrou na programação do “Dia do Geólogo”, confira AQUI o conteúdo da apresentação e clique AQUI para assistir a palestra "Saúde mental em tempos de Pandemia" no Youtube.

#pracegover

O conteúdo do cartilha pode ser consultado na íntegra a seguir:


Página 1

Proges no Combate à Pandemia

Rodapé: Pró-Reitoria de Gestão Estudantil, Diretoria de Acompanhamento Estudantil, Núcleo de Psicologia. Site: ufopa.edu.br/proges, Instagram: @progesufopa

Fundo da página: verde com gradiente azul e imagem ilustrativa do coronavírus.


Página 2

HUGO DINIZ (Reitor), ALDENIZE XAVIER (Vice-Reitora), EDSON ALMEIDA (Pró-Reitor de Gestão Estudantil – Proges – em exercício), MARCIANA GÓES (Diretora de Acompanhamento Estudantil – DAE), MILENA POÇA (Psicóloga do Núcleo de Psicologia – NUPSI), VIVIANE CANTO (Psicóloga do Núcleo de Psicologia – NUPSI), ENDREW BARRETO (Assistente em Administração – DAE)

Fundo da página: gradiente azul com marca d'agua do logo da Ufopa no canto superior direito.

Página 3

Prezadas (os) estudantes,

Sabemos que estamos passando por um período difícil que alterou nossas rotinas, hábitos e atividades simples do dia a dia, como ir para a universidade, por exemplo. O mal estar e estresse podem ser uma constante em nossas vidas, uma vez que estamos vivenciando um momento de risco e incerteza quanto ao futuro. 
Esse tipo de situação pode abalar a saúde mental.

A atual realidade requer organização pessoal, cuidado e compromisso social.

Apesar disso, é indispensável reconhecermos os possíveis mecanismos que dispomos para o enfrentamento dessa nova realidade.


Páginas 4 e 5

RECOMENDAÇÕES DA OMS E DO COMITÊ DE CRISE DA UFOPA SOBRE MEDIDAS DE PREVENÇÃO

  • Em caso de sintomas:

Permaneça em casa se você apresentar quadro compatível com a doença (febre, tosse, coriza/espirros, dores musculares), mesmo SEM diagnóstico laboratorial;
Use máscaras caso apresente sintomas ou caso esteja próximo de alguém que apresente; 
O Uso de mascaras é obrigatório em vias e logradouros públicos, como medida de contenção ao coronavírus em todo o estado do Pará;
Busque o serviço de saúde para diagnóstico e tratamento, adote os procedimentos indicados pelos órgãos de saúde e comunique imediatamente a sua unidade de lotação ou curso, pelos meios de comunicação digital.

  • Em caso de viagens:

Avalie a necessidade de realizar viagens, particularmente para locais nos quais há expressivo número de casos de coronavírus.

  • Não esqueça:

Lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70% com frequência;
Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço ou o braço. Não use as mãos para isso, pois são meios de transmissão do vírus;
Limpe frequentemente, com álcool, superfícies de contato, como mesas, mouses, teclados, maçanetas, celulares, chaves, etc.;
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados;
Intensifique as medidas de isolamento social se for do grupo de risco: tiver mais de 60 anos; tiver doença crônica pré-existente; for gestante ou lactante.  


Páginas 6

COMO PRESERVAR A SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA 

Imagem com fundo verde e folhas nas bordas inferior esquerda e superior direita com a seguinte frase no centro: "A situação pode ser difícil, mas lidar com o estresss e a ansiedade vai fortalecer você, as pessoas de quem você gosta e a sua comunidade".


 

Página 7

  • Cuidados com o isolamento

No período de isolamento social, tenha cautela com as “enxurradas” de notícias e tente manter  o que for possível das suas atividades diárias. 
Cuidado com as “fake news”, busque informações em fontes confiáveis;
Lembre-se... o isolamento é social e não precisa ser emocional, portanto, é importante manter a conexão com seus familiares e amigos por internet e/ou telefone.


Página 8 

  • Não seja preconceituoso

Desde a descoberta do Sars-Cov-2, várias pessoas asiáticas relataram situações de discriminação pelo fato de o surto ter surgido na China. 
Acontece que o Covid-19 é capaz de contagiar gente do mundo todo. No Brasil, inclusive, o primeiro caso relatado foi de um brasileiro que voltou de viagem da Itália.
Portanto, não ataque ninguém de etnias e nacionalidades diferentes da sua, estejam elas infectadas ou não.


Página 9 

Imagem com fundo verde e a seguinte mensagem no centro: "Tire uma folga das notícias: Informações em excesso podem ser perturbadoras. Faça um esforço para se desligar das redes sociais de vez em quando.".


Página 10 

  • Oriente as crianças

As crianças precisam entender (minimamente) o que está acontecendo, especialmente se há alguém infectado em casa. Ao perceber que os pais estão estressados e ansiosos, eles reproduzem esse comportamento e acabam buscando mais apego ou sendo mais exigentes com os adultos.
Dê uma explicação condizente com a faixa etária deles e mantenha a rotina o mais comum possível. 
Se seus filhos demonstrarem preocupação, ajude-os a gerenciar suas emoções e a aliviar a ansiedade. 
Comumente, as crianças simbolizam as emoções e sentimentos por meio das brincadeiras.
Brinque com as crianças e boa diversão! 
Além de fortalecer os vínculos familiares certamente ajudará os menores  a passar por esse período de pandemia :)


Página 11 

  • Tenha paciência com os idosos

Essa é uma dica crucial, já que os mais velhos são a principal população de risco para sofrer complicações da Covid-19. Ofereça recomendações objetivas sobre a prevenção da doença e as repita quantas vezes for necessário, sempre com tranquilidade e respeito.


Página 12 

Imagem com fundo verde e a seguinte mensagem no centro: "Cuide do seu corpo: Medite! e se possível, faça refeições equilibradas, como 'comida de verdade', ou seja, alimentos que vêm da natureza, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carnes com pouco gordura, peixes, ovos e água, respire fundo. Além de ficar segura (o) tente ficar saudável.


Página 13 

Imagem com fundo azul e a seguinte mensagem no centro: "Arrume tempo para desestressar: Use alguns minutos do seu dia para fazer algo que você gosta."


Página 14

  • Dicas para desestressar

Nos períodos de maior estresse, tente focar nas suas necessidades e envolva-se em atividades que goste e ache relaxante.

Se exercitar (mesmo que na sala), ficar com o sono em dia e comer alimentos saudáveis sempre é uma boa.

Não se julgue caso não consiga ser produtiva (o), está tudo bem também!

Estamos vivenciando um período novo e difícil, seja gentil com você!

Essas são apenas sugestões que podem auxiliar nesse período. Verifique qual a sua necessidade e busque aquela que você mais se identifica.
 


Página 15 

  • Serviços de Acolhimento

Destacamos ainda alguns serviços de acolhimento psicológico on-line ofertados à população durante a pandemia.Caso você sinta necessidade poderá utilizar.
Acesse o site: https://www.psicologiapara.net.br/

Imagens de divulgação de três serviços: atendimento online da equipe Psicossocial da Ufopa, Clínica-Escola de Psicologia e Clínica psicológica virtual da UFPA.

Atendimento online da equipe Psicossocial da Ufopa: Mande mensagem para o whatsapp do número (93) 99147-1619;

Clínica-Escola de Psicologia: Mande uma mensagm para o número (93) 99197-6219 (whatsapp ou SMS);

Clínica psicológica virtual da UFPA: acesse o site psicologiavirtual.ufpa.br.

 


Página 16 

ATITUDES SIMPLES QUE PODEM DIMINUIR A PROPAGAÇÃO DO COVID-19

Imagem com fundo azul e quatro fotos com as etapas para lavar as mãos contendo o seguinte texto:

#Pareapropagação

Uma higiene adequada ajuda a conter a propopagação do vírus

01: Molhe suas mãos antess de aplicar o sabão.

02: Junte suas mãos e esfregue-as com sabão. Não se esqueça do pulso e dos espaços entre os dedos.

03: Lave suas mãos por pelo menos 20 segundos.

04: Enxugue suas mãos com uma toalha ou papel limpo e evite esfregar com muita força:

Fonte: Organização Mundial da Saúde.


Página 17 

Imagem ilustrativa com lâminas de cor cinza claro, marrom claro, azul claro e amarelo escuro, contendo máscara, alcool gel, médico e pessoa descartando a máscara no lixo. O conteúdo da imagem traz as seguintes orientações:

#nãopasseadiante

Como usar uma máscara

Fonte: Organização Mundial da Saúde

  • Antes de colocar máscara: Lave suas mãos com água e sabão ou álcool em gel.
  • Durante o uso da máscara: 1. Cubra sua boca e nariz, verifique se não há aberturas entre seu rosto e a máscara; 2. Evite tocar a máscara, se fizer isso, lave suas mãos com água e sabão ou álcool em gel; 3. Troque de máscara sempre que estiver úmida, não reutilize máscaras descartáveis.
  • Para descartar a máscara: 1. Remova a máscara por trás usando as cordas. Não toque a frente da máscara; 2. Descarte a máscara imediatamente e uma lixeira fechada; 3. Lave suas mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Página 18 

Imagem ilustrativa com fundo vermelho e duas pessoas (uma do lado direito e outra do esquerdo da página) e o seguinte texto no centro:

FONTE: OMS

Como Praticar o Distanciamento Social

Evite aglomerações

Mantenha uma distância de 2 metros – por volta da medida de um corpo – de outras pessoas. 

Evite tocar outras pessoas, incluindo apertos de mãos.

O distanciamento social diminui a propagação do coronavírus, garantindo os recursos disponíveis para quem mais precisa.


Página 19 

REFERÊNCIAS


DECRETO 134/2020 – GAP/PMS, DE 18 DE ABRIL DE 2020
DECRETO 152/2020 –GAP/PMS, DE 08 DE JUNHO DE 2020
LEI N° 9.051, DE 13 DE MAIO DE 2020
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE


 

 
Proges/Ufopa
16/06/2020