Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 11 de Outubro de 2019 às 14:42

Pipocando Ações Afirmativas exibirá o filme "The Breadwinner"


O Projeto Pipocando Ações Afirmativas exibirá o filme "The Breadwinner". A exibição acontecerá na sexta-feira (25) de outubro de 2019, às 15h, no auditório Wilson Fonseca, unidade Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

“The Breadwinner” (A ganha-pão) - conta a história de Parvana, uma garota de 11 anos que vive em Kabul com sua família e enfrenta a realidade da capital do Afeganistão trabalhando com seu pai. O Filme aponta várias formas para reflexão, desde aspectos culturais, questões de gênero, violência, bem como a própria realidade social da população que vive em meio a guerras. Uma passagem emblemática é tratada no início do filme onde Pavana vê seu pai sendo preso de forma bruta pelo Talibã por ter sido um professor que conta histórias e lê livros proibidos.

O filme não poupa cenas de misoginia, agressão a mulheres e a forma hostil tratadas no filme a todo momento.

A sessão será seguida de debate com Tatiane Picanço, acadêmica do curso de Antropologia da Ufopa.

Sobre o projeto – O Pipocando Ações Afirmativas é um projeto da Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas, vinculado à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges). A partir da crítica cinematográfica, promove debates sobre aspectos históricos de minorias, como indígenas, negros, quilombolas, comunidades tradicionais, pessoas com deficiência e LGBTI's.