Ultima atualização em 2 de Outubro de 2020 às 11:25
No dia 15 de setembro, a Proges publicou a Portaria nº 16/2020/PROGES/UFOPA que regulamenta as normas de funcionamento do Núcleo de Serviço Social (Nuses) na Ufopa, que vai nortear o atendimento às demandas dos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação. O objetivo do Nuses é garantir condições necessárias para a permanência do estudante na Universidade.
Essas ações são de acompanhamento social, avaliação socioeconômica, articulação de ações e serviços com os órgãos internos da Ufopa com a rede socioassistencial e demais políticas públicas, orientações individuais e coletivas sobre os direitos sociais, atuação multiprofissional de forma interdisciplinar, além de elaborar, desenvolver, monitorar e avaliar projetos sociais.
De acordo com as assistentes sociais que compõem o Nuses, Vanessa Rodrigues, Ivone Aguiar e Ivone Domingos, a publicação das normas significou a possibilidade de maior visibilidade às ações e maior compreensão por parte da comunidade acadêmica acerca do papel do assistente social na política de educação e assistência estudantil na Ufopa.
Para acesso ao serviço, há duas formas: espontânea, em que o estudante procura diretamente a sala do Nuses, sendo orientado a formalizar a solicitação de atendimento por meio de formulário online ou pode acessar diretamente aqui no site da Proges e preencher o formulário; e a demanda vinda de outros serviços ou unidades da Ufopa. Os agendamentos levarão em consideração o horário sugerido pelo estudante, disponibilidade do profissional e da sala para o atendimento.
Além do Núcleo de Serviço Social, a Proges já regulamentou os serviços do Núcleo de Psicologia (Nupsi), em março. Já as normas do Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe) estão em fase de aprovação pelo Consepe, pois é uma demanda que abrande as unidades acadêmicas; e a Coordenação de Esporte e Lazer (Cel) está elaborando sua minuta. “Ao aprovar as normas de funcionamento desses núcleos e da Cel, estamos cumprindo a legislação profissional, e também melhorando a qualidade dos atendimentos aos estudantes, definindo as atribuições de cada setor dentro da política de assistência estudantil”, disse Edson Almeida, diretor do Departamento de Acompanhamento Estudantil.
Acesse AQUI o Regulamento do Núcleo de Serviço Social (Nuses/Proges).