Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 5 de Março de 2024 às 10:11

PROGES divulga abertura de prazo para inscrições no Programa Bolsa Permanência MEC 2024


A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil informa que se encontram abertas as inscrições para o Programa Bolsa Permanência do Ministério da Educação (PBC/MEC) até o dia 31 de março de 2024. 

O Programa de Bolsa Permanência é uma ação do governo federal para a concessão de auxílio financeiro a estudantes indígenas e quilombolas matriculados em instituições federais de ensino. 

O auxílio tem a finalidade de minimizar as desigualdades sociais e étnico-raciais e de contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação indígenas e quilombolas, matriculados e frequentes em cursos de graduação presenciais. 

Conforme a Portaria Normativa N°03/2024-PROGES UFOPA, de 04 de março de 2024, terão preferência na classificação para acesso à bolsa do PBP/MEC em 2024 os estudantes indígenas e quilombolas que ainda não são beneficiados pelo Programa. 

Como se inscrever - O(a) estudante deve acessar o Sistema de Gestão da Bolsa Permanência - SISBP do MEC (http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso), realizar o cadastro, preencher o questionário socioeconômico e enviar os documentos solicitados (Termo de Compromisso, Autodeclaração, Declaração de Pertencimento Étnico, Declaração de Pertencimento Étnico e Residência ou Declaração emitida pela Funai para estudantes indígenas). 


Guia para inscrição no PBP/MEC

Modelos de Declaração


Para atendimento presencial da PROGES:

- Dirigir-se à sala 151, térreo, BMT 2, das 8h às 12h.

Atendimento remoto:

E-mail institucional: dae.proges@ufopa.edu.br

None