Ultima atualização em 5 de Março de 2024 às 10:07

Ufopa promove campanha de vacinação voltada para os discentes

Como parte do compromisso contínuo da Universidade Federal do Oeste do Pará com a atenção à saúde e o bem-estar de sua comunidade acadêmica, temos o prazer de anunciar uma importante iniciativa: Campanha anual de multivacinação 2024 que acontecerá no nosso próprio campus!

A vacinação é consolidada na saúde pública brasileira e desempenha um papel crucial na prevenção de doenças infecciosas. No âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, as vacinas são disponibilizadas gratuitamente à população para proteger contra uma série de doenças.

Mas por que é tão importante se vacinar?

·         Proteção Individual e Coletiva: As vacinas protegem não apenas você, mas também aqueles ao seu redor, especialmente aqueles que podem ser mais vulneráveis a certas doenças.

·         Prevenção de Doenças Graves: Vacinas têm sido fundamentais na erradicação ou controle de doenças graves como poliomielite, sarampo e difteria.

·         Contribuição para a Saúde Pública: Ao se vacinar, você está contribuindo para a construção de uma comunidade mais saudável e resiliente.

O que são vacinas e como funcionam?

Vacinas são substâncias biológicas que estimulam o sistema imunológico a reconhecer e combater agentes infecciosos, como vírus e bactérias. Elas contêm partes inativas ou enfraquecidas do patógeno, preparando o corpo para reconhecer e combater o organismo causador da doença no futuro.

As vacinas são seguras?

Sim, todas as vacinas disponibilizadas pelo PNI passam por rigorosos testes de segurança e eficácia antes de serem aprovadas para uso. Além disso, são continuamente monitoradas e avaliadas para garantir sua segurança e eficácia.

O que é imunização e por que é importante?

Imunização é o processo pelo qual uma pessoa se torna protegida contra uma doença através da administração de uma vacina. Ao receber uma vacina, o sistema imunológico é treinado a reconhecer e combater o patógeno, proporcionando imunidade contra a doença.

Sua participação nesta campanha é fundamental para promover a saúde e o bem-estar de toda a comunidade acadêmica da UFOPA. Venha até o Restaurante Universitário no dia 15 de março de 2024, entre as 08:00 e 12:00, e faça sua parte para fortalecer nossa imunidade coletiva contra doenças infecciosas.

Solicita-se aos interessados na programação, que compareçam com CPF, cartão do SUS e carteira de vacinação.

Juntos, podemos fazer a diferença!

Contamos com vocês!

Pró-Reitoria de Gestão Estudantil- PROGES

Serviço de atenção à saúde.